HEMNSL encerra Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Segundo diretora operacional da unidade da SES-GO, evento impacta diretamente objetivos e metas de trabalho, pois os trabalhadores são o foco

O Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (SESMT/HEMNSL), encerrou nessa quarta-feira, 28, a sexta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Segundo a diretora operacional Ana Caribé, “a realização desse evento impacta diretamente os objetivos e metas de trabalho, uma vez que os trabalhadores são o foco da semana”, enfatizou.

A técnica em Segurança do Trabalho Anelu Rodrigues abriu as atividades da Sipat na segunda-feira, 26, com palestra “Acidentes de trabalho”, detalhando o conceito legal, quais os tipos, classificações, causas e doenças de trabalho, condições e atos inseguros nesse ambiente, como o trabalhador deve proceder quando sofrer um acidente e o fluxo de atendimento.

“Antes de acontecer o acidente, precisamos fazer da atividade preventiva um hábito. E isso não precisa ser limitado apenas ali no seu posto de trabalho. Fazer a nossa parte disseminando esses cuidados também é essencial”, destacou Anelu. Outro ponto abordado foi a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) dentro da unidade.

Queimaduras

No dia 27, a presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) – Regional Goiás e do Núcleo de Proteção aos Queimados, Rosa Irlene Serafim, apresentou dados estatísticos de queimaduras, seus tipos e também deu exemplos. Com fotos chocantes de casos reais, Rosa compartilhou histórias de atendimentos já realizados por ela numa unidade especializada em queimaduras e ressaltou a importância da prevenção deste tipo de acidente. “Toda cicatriz tem uma história por trás. Vai além da pele, fere a alma. Tratar uma queimadura é muito mais difícil do que a prevenção”, frisou.

A palestra também contou com a presença de Josina da Silva, voluntária e mãe de vítimas de queimaduras, que contou sua vivência pessoal com esse tipo de acidente. “Foi uma experiência extremamente traumática, não desejo isso para ninguém”, relatou, emocionada.

Na tarde de quarta-feira (28), no auditório da unidade, o SESMT promoveu um bate-papo com os colaboradores, que puderam tirar dúvidas sobre o papel do setor no HEMNSL, conhecer melhor os componentes da Cipa e suas funções, com o intuito de tornar o ambiente da unidade mais unido. “Não precisamos lembrar da importância de se prevenir um acidente de trabalho apenas nesta semana específica. Isso precisa ser diário e rotineiro. A união das equipes é extremamente fundamental durante a rotina de trabalho”, alertou Anelu.

Yasmine de Paiva (texto e fotos), do IGH

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo