Policlínica de Posse promove evento em alusão ao Dia da Mulher e Março Lilás 

Unidade do Governo de Goiás realiza café da manhã especial e palestra com o tema Prevenção do câncer do colo do útero

Policlínica de Posse realiza café da manhã e evento informativo sobre o câncer de colo do útero

A manhã de segunda-feira, 8, foi marcada pela conscientização na Policlínica de Posse. No Dia Internacional da Mulher e Março Lilás, a unidade de saúde do Governo de Goiás no norte do Estado programou um café da manhã especial e uma palestra com o tema Prevenção do câncer do colo do útero.

A enfermeira Hellem Loiany iniciou a palestra explicando o que é o câncer do colo do útero e, posteriormente, abordou sinais e sintomas, manifestações clínicas, fatores de risco, diagnóstico, exame papanicolau e tratamentos. “Causado principalmente pela infecção persistente pelo Papilomavírus Humano, o HPV, o câncer do colo do útero é transmitido durante as relações sexuais”, explica. 

Para Hellem, a prevenção é a maneira mais eficaz de combater a doença. “É muito importante que as mulheres realizem anualmente o exame de rotina, o preventivo papanicolau. Se o câncer for diagnosticado no início, tem uma alta chance de cura”, afirma. 

A palestrante reforçou para o público a necessidade de falar sobre a doença. “É muito importante tratar desse tema, pois, infelizmente, ainda são frequentes as mortes por câncer do colo do útero no Brasil, muitas vezes, por tratamento tardio, pois quando as mulheres vão procurar a assistência já estão em um estágio avançado da doença”, alerta. “A prevenção é sempre o melhor caminho”, reforça. 

Março Lilás 
A campanha Março Lilás nasce com o objetivo de conscientizar a população sobre a atenção e combate ao câncer de colo uterino. Estar consciente é o primeiro passo para a manutenção da saúde.  Também chamado de câncer cervical, a doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença, na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame papanicolau e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Julianna Adornelas/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo