Equipe do HRF mobiliza redes sociais e consegue enxoval para recém-nascido

Enfermeiras da unidade do Governo de Goiás em Formosa conseguiram fraldas, roupas e itens de higiene para recém-nascido

Ivoneide, com seu bebê no colo e as doações: “Agradeço às enfermeiras pelo carinho e atenção”

Uma rede de apoio voluntária e de solidariedade, organizada pelo corpo de enfermeiras do Centro Obstétrico e do Alojamento Conjunto (Alcon) do Hospital Regional de Formosa, mudou a vida de Ivoneide Fernandes de Moura, que chegou à unidade do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal em trabalho de parto de seu quinto filho. Sem itens essenciais para a criança, como fralda e roupas, a grávida estava desesperada. “Cheguei aqui sem nada e sem saber o que fazer. Não tenho condições nem na minha casa”, disse.

A história comoveu a todos da HRF e, rapidamente, um mutirão se organizou para ajudá-la. O movimento foi liderado pela enfermeira Tatiana Pereira Serrano, do Alcon. Ela usou suas redes sociais para pedir doações aos colegas de profissão e amigos e viu a ação ganhar força e engajamento social velozmente.

Em pouquíssimo tempo, as doações começaram a chegar ao HRF e Ivoneide, a mais nova mamãe, pôde enfim comemorar o enxoval do recém-nascido. Itens como toalha, manta, banheira, sabonete, shampoo infantil, lenço umedecido, inúmeras fraldas descartáveis, além de 30 macacões, cueiro, body e diversos mijões foram arrecadados.

“Quando você vê a criança ganhar tudo, dá uma emoção diferente, sabe? Não é nosso filho, mas o carinho que desenvolvemos pelos bebês, principalmente nessas condições, é como se fossem nossos próprios filhos sendo presenteados, e isso emociona muito”, contou a enfermeira.

O agradecimento pelo gesto de solidariedade veio em uma carta escrita de próprio punho pela paciente. “Eu agradeço às enfermeiras pelo carinho e atenção que tiveram comigo e com o meu filho. Peço a Deus que dê muita saúde para todas e que ele nunca deixe acabar esse carinho que têm com as pessoas”, diz a carta de Ivoneide.  

Referência em partos
Desde que foi estadualizado, em abril de 2020, o Hospital Regional de Formosa realiza, em média, 90 partos por mês. Destes, 450 foram partos naturais e 270 partos cirúrgicos (cesariana). A equipe do Centro Obstétrico e do Alojamento Conjunto ainda atende diariamente gestantes que se deslocam de cidades do Entorno de Brasília para o HRF.

“O atendimento que prestamos para essas gestantes é, com toda certeza, um marco na vida delas. Aqui nós levamos a sério a prestação de um serviço cada vez mais humanitário e que se preocupa com o acolhimento do outro”, disse Vânia Fernandes, diretora executiva da unidade.

Dario Vasconcelos (texto e fotos) /Imed
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo