Colaboradores do HDT assistem a palestra de orientação sobre anticoncepção

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), por meio de seu Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e sua Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), promoveu na manhã de segunda-feira (4 de dezembro), no auditório da unidade, a palestra “Programa de orientação sobre Anticoncepção”, com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres a informações e métodos disponíveis para o planejamento familiar, bem como evitar a gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids.

Voltada para as colaboradoras da unidade, a palestra, ministrada pela ginecologista e obstetra Lorena Christina R. Souto, abordou assuntos como planejamento familiar; fisiologia da mulher; ciclo menstrual e os vários métodos anticoncepcionais, entre eles os reversíveis como tabelinha, diafragma, camisinha, Diu, pílula e os irreversíveis como a cirurgia de laqueadura na mulher e vasectomia no homem. A médica também explicou sobre os fatores que podem contribuir para uma gravidez não planejada, como o desconhecimento de métodos contraceptivos, uso incorreto ou falha do método usado e ainda discorreu sobre os reflexos da gravidez não planejada na adolescência e na fase adulta.

Os dados apresentados pela palestrante revelaram que 55% das gestações no Brasil não são planejadas. Lorena Christina alertou sobre os perigos de casos assim. “O não planejamento de uma gravidez pode afetar emocionalmente a mulher ou o casal ao tomar conhecimento da gestação e pode, inclusive, afetar a relação dos envolvidos após o nascimento da criança”.

Após a palestra, a médica tirou dúvidas e esclareceu uma série de questões sobre a área de saúde da mulher, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos. “O médico deve sempre ser consultado na escolha do método anticonceptivo mais seguro para a pessoa, pois vários aspectos devem ser levados em consideração”, alertou a ginecologista.

Um dos princípios do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é levar informações que contribuam com o bem estar e saúde dos seus colaboradores, assim como aconteceu nesta palestra, que foi considerada muito assertiva pelas servidoras. “É interessante saber que o planejamento familiar pode contribuir com uma sociedade mais saudável, bem como entender a importância de um acompanhamento médico na escolha do anticoncepcional”, disse a colaboradora Adjaina Mendes.

De acordo com João Alves, diretor de Ensino e Pesquisa do HDT, ao longo do ano, o setor desenvolveu 16 eventos científicos e 60 treinamentos para formação interna de seus funcionários. “A intenção é que esses conteúdos possam proporcionar mais qualidade, informação e capacitação aos nossos colaboradores e alunos, contribuindo para a melhoria da assistência médica”, relatou o diretor.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo