Anhanguera Saúde chega ao final com saldo positivo de coletas no interior do Estado

Na quarta edição do Anhanguera Saúde que aconteceu hoje, 7.12, no Araguaia Shopping, no Hemocentro Coordenador Dr. Nion Albernaz, em Goiânia, e nos Hemocentros regionais de Ceres, Jataí, Rio Verde e Catalão mais de 310 pessoas se cadastraram para doar sangue e outras 240 bolsas já estão preparadas para ajudar quem precisa.

Nesta edição, que trouxe o trabalho e a importância das coletas externas realizadas no interior do Estado, o número de candidatos praticamente dobrou. Sendo que em dias normais as unidades no interior como Ceres, Rio Verde, Jataí e Catalão recebem uma média de 45 pessoas para doar e com a edição da TV Anhanguera esse numero saltou para 95.

“Um saldo excelente de pessoas que buscaram se solidarizar com o próximo. Em muitas ocasiões, o candidato não está apto a doar por uma questão simples como a ingestão de algum alimento inapropriado e etc. Mas isso não é motivo para desanimar e não tentar em outras ocasiões”, diz a coordenadora de coleta do Hemocentro, Jaciane Soares.

No ônibus de Coleta do Hemocentro no Araguaia Shopping as jornalistas Mariana Martins e Terciane Fernadez se propuseram a doar sangue embaladas pelos apelos de solidariedade. Em vários flashes ao vivo na TV e nas redes sociais as duas falaram da importância da doação de sangue onde uma bolsa é capaz de salvar quatro vidas. Com muito entusiasmo elas convidaram as pessoas a buscarem um posto de coleta mais próximo de suas cidades para doar.

A jornalista Mariana Boldrim esteve no Hemocentro e fez várias entrevistas. “Fico feliz quando entro em uma sala de coleta e a vejo repleta. É gratificante ver a solidariedade dos goianos, onde cada um doa um pouco de si para salvar vidas”, pontuou.

Para doar sangue é preciso

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;

– Pesar no mínimo 50kg;

– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação;

– Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo