Hugol é destaque na captação de órgãos em 2020

Para encerrar o ano, a unidade de saúde do Governo de Goiás realizou procedimento para captar dois rins e duas córneas nesta quinta-feira, 31

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade de saúde do Governo de Goiás, finaliza o ano de 2020 com mais uma captação de órgãos, que possibilitará um recomeço para outras vidas. O procedimento para captar dois rins e duas córneas foi realizado nesta quinta-feira, 31. Todos os órgãos serão transplantados em pacientes de Goiás. Os transplantes renais serão realizados no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG).

O Hugol é referência estadual na captação de órgãos e foi responsável por 40% dos procedimentos no Estado neste ano, de acordo com a Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Esse resultado foi obtido por meio de um processo diário de acolhimento e conscientização de pacientes e familiares. De janeiro até novembro de 2020, o hospital realizou a captação de 119 órgãos e tecidos, como coração, fígado, rins, pâncreas e córneas, destinados para pacientes de Goiás e de outros estados.

“O trabalho que o Hugol realiza envolve toda a equipe, que abraça a cultura da doação de órgãos e consegue executá-la com sucesso na unidade. O fato de todos acreditarem no processo e realizarem o acolhimento humanizado dos familiares faz com que estes se sintam mais seguros para realizar a doação”, destaca Katiuscia Freitas, gerente de Transplantes da SES-GO.

O diretor-geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol, acredita que o atendimento humanizado é um dos principais fatores para o sucesso em se obter essa alta taxa de consentimento familiar para a doação. “Entendemos que o acolhimento recebido pelos pacientes e familiares no Hugol contribui para uma maior compreensão e sensibilidade quanto ao tema da doação de órgãos, ocasionando em mais chances de salvar vidas”, explica.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo