Projeto Fortalecer leva música para pacientes, trabalhadores e acompanhantes do Hugo na véspera de ano-novo

Atividade faz parte das ações de humanização da unidade de saúde do Governo de Goiás que é referência em urgência e emergência no Centro-Oeste

A emoção tomou conta do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade de saúde do Governo de Goiás, na manhã desta quinta-feira, 31. Mensagens de esperança e fé, além da expectativa de um 2021 melhor para todos, foram espalhadas nas enfermarias da unidade por meio do projeto Fortalecer.

A ação, que é recorrente no Hugo, possibilitou momentos de alegria e reflexão aos pacientes, acompanhantes e trabalhadores.  Emocionados, os participantes cantaram músicas de ano-novo. “O objetivo foi levar uma mensagem de carinho e respeito para as pessoas durante o processo de recuperação”, destacou a psicóloga Mônica Benevides.

O Fortalecer é um projeto que surgiu em meio à pandemia provocada pelo coronavírus. A iniciativa foi criada para fortalecer emocionalmente os trabalhadores do Hugo. “A ideia surgiu da necessidade de pessoas que estão na linha de frente poderem se expressar de alguma maneira, por meio de conversa, música, arte, ou como bem entender. A constatação de ação positiva foi quase que imediata”, explicou a psicóloga.

“O trabalhador do hospital é treinado, conhece os riscos, mas ele é um ser humano e, naturalmente, sente medo diante de uma pandemia provocada por um vírus até então desconhecido. Com o Fortalecer, ele pode desabafar sobre o que sente”, contou Mônica Benevides. De tanta aprovação dos profissionais, os pacientes e acompanhantes também foram beneficiados. “Integramos todos num só atendimento. Quem trata, quem cuida e quem recebe os cuidados são tratados de modo igual”, disse Benevides.

O projeto Fortalecer faz parte do tratamento humanizado que o Hugo proporciona aos pacientes para que se sintam acolhidos. A missão do hospital é oferecer um atendimento de excelência com acolhimento e cuidado humanizado, focado na satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Julianna Adornelas/INTS
Foto: Divulgação/INTS

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo