Doadores de sangue têm até meio-dia de 31 de dezembro para fechar 2020 fazendo o bem

Todas as unidades da Hemorrede Pública de Goiás vão funcionar no último dia do ano para receber doações de sangue e plaquetas

Doação de sangue na Hemorrede: excelente maneira de dar boas-vindas a um novo ano

Última semana de um ano tão desafiador e muitas reflexões estão tomando conta dos pensamentos de todos. Afinal, o que esperar de 2021? Uma coisa é certa, vivemos um ano cheio de adversidades que só puderam ser vencidas graças à solidariedade e à empatia. Milhares de doadores de sangue venceram o medo de sair de casa para virem até às unidades da Hemorrede Pública de Goiás porque um propósito maior às moveu: salvar vidas. A melhor de encerrar esse ciclo, dando boas-vindas a um novo ano, é fazer o bem ao próximo. Por isso, neste dia 31 de dezembro, todas as unidades da Hemorrede vão funcionar das 8 às 12 horas para que os doadores se despeçam de 2020 com uma boa ação.

Outro desafio neste final de ano é garantir os estoques de plaquetas. Os doadores desse tipo de hemocomponente podem entrar em contanto com as unidades de Goiânia, feito pelos telefones (62) 3201-4101 ou 3201-4580; ou de Rio Verde, pelo telefone (64) 3613-1026. Nessas unidades é realizada a coleta de plaquetaférese. Para a doação, é necessário cumprir os seguintes requisitos: ter idade entre 18 e 60 anos, pesar mais de 65 quilos, ter acesso venoso calibroso (veia grossa), estar em boas condições de saúde, não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios, e no caso de mulheres, só estão aptas as que nunca engravidaram.

Para a diretora-técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, este é um momento de agradecimento a todos os voluntários que, ao longo do ano, asseguraram a manutenção dos estoques em todo o Estado. "Dois mil e vinte nos mostrou que nada resiste ao trabalho sério e à união, porque foi somente através desse espírito de cooperação e solidariedade que conseguimos manter o serviço de sangue e hemoderivados em mais de 200 unidades de saúde em Goiás”, afirma Ana Cristina.

“Nesta última semana do ano, não poderia ser diferente, estaremos aqui, de portas abertas esperando por você. Ligue para seus amigos, convide seus familiares e não se esqueçam, antes de sair de casa, agende sua doação", sugere, ainda, a diretora-técnica da Hemorrede. O agendamento das doações de sangue pode ser feito pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

Quem pode doar
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. 

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo