Huapa realiza curso de reciclagem para bombeiros civis

Profissionais do hospital do Governo de Goiás passaram por treinamento de reciclagem de primeiros socorros e prevenção de combate a incêndios

Os bombeiros civis do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), unidade do Governo de Goiás, passaram por treinamento de reciclagem de primeiros socorros e prevenção de combate a incêndios no dia 22 de dezembro, no auditório da unidade. Organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho (Sesmt), as aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo técnico em Segurança do Trabalho e também bombeiro civil, Leandro Henrique Onório.
 
Os nove participantes, que atuam no Huapa em turnos diurno e noturno, tiveram a oportunidade de relembrar os principais tópicos de primeiros socorros, podendo repassar também, de forma prática, todo o conteúdo revisto. “Sempre é importante vocês se lembrarem de observar os mínimos detalhes, para que nada dê errado no momento da emergência. A comunicação é outra ferramenta de suma importância durante o atendimento”, lembrou Leandro.
 
Em seguida, a prevenção de combate a incêndios foi o foco do curso. As causas, tipos de incêndio, os tipos de extintores, respectivas funções e formas de utilização; a função dos hidrantes, abrigos e dos sprinklers – componente que descarrega água quando for detectado um incêndio é detectado -, foram apresentados aos bombeiros. “Apesar de vocês já saberem como proceder durante um incidente como este, terão pessoas que precisarão de ajuda. Cabe a vocês orientarem e atuarem sempre de forma segura”, frisou.
 
Entre cada aula, os bombeiros simularam, em situações reais, tudo o que foi aprendido por eles. Dividido em duas turmas e sob a supervisão de Leandro, a primeira parte prática foi a atuação da equipe em um acidente de trânsito, com situações diversas em cada simulação. Já na parte externa do auditório, os profissionais manusearam as mangueiras, demonstrando o posicionamento correto de toda a equipe em um incêndio de grande porte, além de combaterem focos de incêndio, utilizando os diferentes extintores específicos. 
 
Yasmine de Paiva (texto e foto)/ IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo