Hospital de Luziânia promove visitas periódicas de farmacêuticos a seus pacientes

Com equipe multidisciplinar, profissionais da unidade do Governo de Goiás no Entorno do DF ajudam no tratamento dos efeitos colaterais e adversos dos medicamentos

Farmacêutica Bruna Cabral durante atendimento na unidade do Governo de Goiás em Luziânia

A inovação faz parte do cotidiano do Hospital Regional de Luziânia (HRL), unidade do Governo de Goiás que promove o acolhimento e tratamento para pacientes diagnosticados com a Covid-19 no Entorno do Distrito Federal. Após estadualização e reabertura, o HRL tornou-se um grande aliado no combate à pandemia. Durante os últimos seis meses, 416 altas foram dadas aos internados e mais de 8,6 mil pessoas foram atendidas no pronto-socorro.

Recentemente, o HRL inovou mais uma vez. Juntaram-se à equipe multidisciplinar –  formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, infectologistas, psicólogos e assistentes sociais – um grupo de farmacêuticos. O objetivo dessa união está na verificação dos medicamentos e sugestões para novas terapias medicamentosas, com prioridade a uma recuperação rápida, segura e efetiva do doente, promovendo desempenho técnico acima da média.

“Queremos proporcionar o melhor tratamento ao paciente do hospital, com a diminuição dos efeitos colaterais. Toda etapa do tratamento realizado precisa ser excelente, assim como a questão medicamentosa”, explica a diretora da unidade, Bianca Piasecki.

Seguindo o exigente protocolo do hospital, os farmacêuticos analisam a padronização dos medicamentos, a dose, além de identificar eventuais efeitos colaterais adversos. Desde o início do projeto, 1.855 prescrições foram analisadas. “No tratamento, é possível haver possíveis interações medicamentosas e reações adversas, então precisamos avaliar cada caso e auxiliar os médicos a receitarem os medicamentos mais apropriados àquele paciente”, esclarece Bruna Cabral, farmacêutica responsável pelo projeto.

Interação 
No atendimento multidisciplinar, nenhuma decisão individual é tomada. Há uma interação de todas as áreas para detalhar a situação do paciente, com o objetivo de prescrever todos os detalhes do tratamento pelas próximas 24 horas – quando a equipe se reúne novamente para analisar a resposta ao tratamento proposto e definir novas condutas.

O trabalho cooperativo tem se mostrado fundamental na luta pela vida dos internados em tratamento da Covid-19. O atendimento multiprofissional é feito diariamente. O grupo percorre os leitos, visita cada paciente e entende suas necessidades.

A iniciativa traz como principal benefício o aumento da confiança do paciente e de seus familiares. É o caminho que o HRL, administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), escolheu para oferecer um atendimento público mais humanizado, focado na recuperação integral das pessoas internadas. O hospital é referência na qualidade de atendimento à população de Luziânia e do Entorno do DF.

Luiz Fernando Fernandes (texto e foto)/Imed

 

 

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