Governo de Goiás realiza oficina sobre a síndrome pós-Covid-19

Evento online é destinado às equipes que atuam nos Serviços de Atenção Domiciliar no Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realiza nesta sexta-feira, 4, a oficina “Desvendando a Síndrome pós-Covid-19”. O evento será online e o objetivo é informar os profissionais que atuam nos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) sobre a síndrome e promover o aprimoramento dos processos de trabalho. A atividade será conduzida pela fisioterapeuta Virgínia Batista Viana,  especialista em terapia intensiva.

A gerente de Atenção Terciária da SES-GO, Danielle Jaques Modesto, explica que o intuito a oficina é levar informações sobre as possíveis complicações pós-Covid-19 aos profissionais do SAD. “É um momento para reforçar quais os cuidados devem ser adotados com os pacientes que ficaram internados, além de destacar a importância em se identificar, de forma oportuna, os sinais da síndrome e promover um cuidado a essas pessoas que apresentam as alterações”, destaca.

Os pacientes que passam por internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem desenvolver uma condição chamada de síndrome pós-cuidados intensivos, que se caracteriza por alterações físicas, cognitivas e psiquiátricas. Essa condição reduz a qualidade de vida dos pacientes e, muitas vezes, também de seus familiares. Como a recuperação pode ocorrer no ambiente domiciliar é importante que os profissionais envolvidos nos SADs tenham conhecimento sobre a síndrome.

SAD
Em Goiás, há 47 equipes de SADs, distribuídas em 14 regiões. Ao todo, 40 municípios goianos contam com a cobertura do Serviço de Atenção Domiciliar, que atende cerca de 1,5 mil pacientes por mês. No Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde prestadas em domicílio, com a garantia da continuidade de cuidados. 

SERVIÇO:
Oficina “Desvendando a Síndrome pós-Covid-19”

Data: Sexta-feira, 4 de dezembro
Horário: Das 8h30 às 10h

Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo