Regionais de Saúde ganham reforço com frota de carros nova

O Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, entregou no último dia 18, na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago uma frota de 36 veículos 0 km que irão reforçar o trabalho realizado pelas Regionais de Saúde distribuídas em 18 cidades goianas.

O Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, entregou no último dia 18, na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago uma frota de 36 veículos 0 km que irão reforçar o trabalho realizado pelas Regionais de Saúde distribuídas em 18 cidades goianas.

Esses veículos serão fundamentais para o fortalecimento das ações em Saúde. “Isso porque uma das funções dessas unidades, e a que consome maior dedicação da equipe, é prestar apoio técnico aos municípios, contribuindo para que esses consigam oferecer ações e serviços de qualidade ao cidadão”, diz o Gerente das Regionais de Saúde no Estado de Goiás, Armando Zafalão Junior.

Para a gerente da Regional de Saúde Nordeste II, localizada em Posse (cidade distante 524 km de Goiânia) Hélida Monsueth, os dois veículos doados já serão providenciais por uma questão de conforto e comodidade. “Os carros têm ar condicionado e aqui na nossa região é muito quente, além de sempre irmos a Goiânia para resolver assuntos da regional. Tínhamos, apenas, um carro com ar. Agora, teremos três”, comemora a gerente.

Para ela, os novos veículos vão facilitar os trabalhos da regional que visita, periodicamente, 11 municípios, sendo 6 deles distantes 100 km de Posse. “Todos os meses fazemos as visitas de rotina da força-tarefa Goiás contra o Aedes e da Tutoria da Planificação”, especifica.

A ação Goiás Contra o Aedes foi deflagrada desde de 2015 em Goiás com objetivo de erradicar o mosquito no Estado por meio de visitas periódicas de casa em casa para retirada manual de focos do mosquito. Todo o trabalho é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e Agentes de Saúde. Pela operação, a redução de casos foi animadora no Estado.

Neste ano, por exemplo, foi constatada a redução de cerca de 50% dos casos de dengue e de mais de 70% das notificações de zika. Antes do início da operação, eram realizadas anualmente cerca de 9 milhões de visitas domiciliares. Em 2017, até o momento foram efetivadas 21 milhões de visitas às residências.

Já as tutorias são feitas por profissionais técnicos das Regionais de Saúde nas unidades de saúde municipais. Elas envolvem amplo trabalho de organização de processos de trabalho na rotina das unidades de saúde e visa que a equipe de saúde municipal desempenhe suas atividades com excelência.

Esses dois trabalhos compõem o programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, que busca alcançar Mais Saúde para Goiás.

As Regionais de Saúde também realizam capacitação dos técnicos municipais, auditorias a serviços de saúde, apoiam ações de vigilância em saúde – como fiscalização sanitária, notificação e investigação de doenças e agravos.A nova frota com certeza impactará na resposta mais ágil dessas unidades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo