Hospital Regional de São Luís dos Montes Belos realiza mais de 2,3 mil atendimentos

Com agilidade e excelência, unidade do Governo de Goiás atende moradores da cidade e região, também com testes rápidos e RT-PCR na detecção do coronavírus

Médico realiza atendimento em paciente internado no Hospital de São Luís de Montes Belos, do Governo de Goiás

Depois de passar pelo processo de estadualização em abril deste ano, o Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB) continua empenhado em atender com agilidade e excelência os mais de 33 mil moradores da cidade. “Além dos 10 leitos de UTI e 24 de enfermaria para Covid-19, a população também pode contar com o que há de mais moderno nessa unidade”, afirmou Éder Souza, diretor da unidade do Governo de Goiás.  

Quanto mais o tempo passa, a ciência evolui e o conhecimento é aprimorado, novas descobertas no tratamento da Covid-19 são implementadas. O resultado disso é fundamental para a cura da doença. No Hospital de São Luís de Montes Belos, só em outubro, a equipe comemorou 38 altas médicas da enfermaria e UTI.

A unidade ainda realizou mais de 2.350 atendimentos no pronto-socorro. Desses, 292 foram exclusivamente para pacientes com sintomas mais comuns de Covid-19: tosse seca, febre e cansaço. As equipes médicas também utilizaram testes rápidos (sorológicos) e o teste swab nasal e oral, mais conhecido como RT-PCR, para ter mais precisão na detecção da doença.

Ainda no período, 126 amostras de testes rápidos, que consistem em coletar uma gota de sangue do paciente, foram enviadas ao laboratório do hospital para obtenção dos resultados.  O protocolo do Ministério da Saúde que determina aferir os exames após o oitavo dia do início dos sintomas foi seguido integralmente. “Esse é o prazo que, geralmente, o corpo humano leva para produzir anticorpos identificáveis pelos testes rápidos”, diz Guilhermo Sócrates, médico infectologista da unidade.

Testes RT-PCR
Os casos mais severos da doença, em que o paciente chegou com sintomas como falta de ar, pressão alta, dor no peito, perda da fala ou da capacidade motora, foram submetidos ao teste swab ou RT-PCR.  

Há casos graves cujos sintomas do coronavírus é ainda mais severo. Em outubro, o hospital registrou 82 ocorrências de pacientes com dificuldade respiratória ou falta de ar, pressão ou dor no peito e perda de fala ou capacidade motora.

Eles foram submetidos imediatamente ao teste swab ou RT-PCR. Com uma haste flexível o médico coletou, pelas narinas e garganta, material genético, para análise em laboratório. “Nesse caso, efetuamos o teste entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas. Durante esse período, a carga viral é maior e mais fácil de identificar”, explica Sócrates

Sobre o HRSLMB
O Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó foi estadualizado em abril de 2020 e reinaugurado em julho, para auxiliar no combate à Covid-19.  A unidade tem uma ala exclusiva para síndrome respiratória aguda grave formada por 34 leitos, dos quais 10  de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 de enfermaria. O hospital conta ainda com 22 leitos para atendimento geral, 16 deles enfermaria e 6 de semi-intensivo/estabilização.

Desde 1º de setembro, o HRSLMB encontra-se sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – Imed, organização social que mantém a unidade em funcionamento, com  qualidade, 24 horas por dia, durante toda a semana.

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo