Saúde promove evento sobre “Ética e Ouvidoria”

Procurador do Estado de Goiás, Antônio Flávio de Oliveira, conduziu a "live", que foi transmitida pelo Facebook da SES-GO e reuniu servidores estaduais

Com o tema “Ética e Ouvidoria”, o Comitê Setorial de Compliance Público da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou na tarde desta quinta-feira, 12, um encontro virtual por meio da página de Facebook da pasta. A ouvidora setorial da SES-GO, Erenice Santos, destacou a importância da temática do encontro, que reuniu mais de 60 pessoas, para ouvir a palestra do Procurador do Estado de Goiás, Antônio Flávio de Oliveira. 

“Esse é um momento que vai agregar muito conhecimento para nossa atuação, para trabalharmos com mais segurança, com mais transparência e empatia na atividade de Ouvidoria. Sejamos nós, que estamos aqui diretamente atendendo o cidadão dentro do departamento, sejam as várias áreas técnicas que nos subsidiam para a resposta e fomentam essa atividade tão relevante para o Estado, para a administração pública”, avaliou Erenice. 

Antônio Flávio iniciou a palestra explicando que falaria sobre o eixo I do Programa de Compliance Público e o Código de Ética e de Conduta Profissional. “Nosso objetivo é promover a reflexão dos servidores públicos acerca da necessidade da ética no desempenho de suas atividades e sensibilizar os servidores para a prática cotidiana da ética”, explicou.

Os resultados esperados no servidor são promover a efetividade no eixo “ética” do Programa de Compliance Público e a observância das disposições do Código de Ética e de Conduta Profissional. Com a ciência do servidor sobre seu papel, espera-se uma mudança cultural da administração pública, tornando-a mais eficiente e eficaz, atingindo seus objetivos constitucionais em favor do cidadão.

“Temos que mostrar através das nossas ações, usando da ética no serviço público e o programa de Compliance, que não existe um serviço público ruim. O que existem são práticas ruins em qualquer serviço, seja ele público, seja ele privado. Qualquer serviço, qualquer atividade pode ser melhorada, pode ser otimizada. Não existe essa história de que algo é ruim pelo fato de que é público, e de que é bom pelo fato de que é privado”, ponderou.

O procurador salientou que a atuação do servidor público, sempre fundamentada na ética, é essencial para que exista uma evolução na percepção do que é o serviço público por parte do cidadão. “E também para que nós possamos, talvez, através de um serviço público cada vez mais adequado aos seus objetivos, até mesmo proporcionar um índice de desenvolvimento pessoal e nacional muito maior do que temos hoje”, completou.

Ouvidoria e ética
A Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a população e as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população.

Antônio Flávio destacou que a percepção de justiça de um Estado está diretamente ligada com a forma como são tratadas as demandas apresentadas pelos seus cidadãos. “A melhor maneira de você resolver o problema de uma pessoa é ouvindo. Esse é um treinamento que todos aqueles que vão trabalhar com Ouvidoria deveriam por ele passar, é o treinamento com essa capacidade de se colocar no lugar do outro, de ouvir a pessoa e ouvir verdadeiramente”, finalizou.

O evento está disponível no Facebook da SES-GO e pode ser acessado por meio do link:
https://www.facebook.com/saudegoias/videos/1313581218976448

Patrícia Almeida/Comunicação Setorial
Fotos: Reprodução/Facebook

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