Consórcio de Saúde promove cirurgias de catarata

Nesse mês de dezembro, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho Araguaia (CISRIVA), em parceria com a Prefeitura da Cidade de Goiás e o Hospital de Caridade São Pedro D’Alcântara, realizou 66 cirurgias de catarata em pacientes que estavam na lista de espera dos municípios de Goiás, Santa Fé, Jussara, Itapirapuã e Britânia. Esse número expressivo é um marco inédito para a saúde pública da região, que ainda não tinha realizado um feito semelhante em se tratando de campanha de cirurgias. Os procedimentos foram feitos com o apoio técnico da Secretária de Estado de Saúde de Goiás.

Foi contratada uma experiente equipe médica para a realização dos preparativos e acompanhamentos necessários para que ocorresse a consulta pré-operatória, os exames de microscopia especular e ecobiometria e posteriormente o procedimento cirúrgico. Todos os procedimentos foram realizados pelo SUS.

A prefeita do município de Goiás e presidente do CISRIVA, Selma Bastos Pires, ressaltou a importância da realização das cirurgias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, já que a maioria tinham catarata há vários anos e a visão já estava bem comprometida.

 Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho

O CISRIVA, formado por 16 municípios da região, perfazendo uma população de cerca de 160 mil pessoas, iniciou suas atividades de atendimento ao público em agosto deste ano realizando consultas especializadas. Agora inicia a nova fase de realização de exames e cirurgias. Para 2018, de acordo com seu diretor executivo Vandré Borges Santana, o esperado é aumentar as especialidades e a oferta de exames, além de, em parceria com os municípios e o Governo Estadual, realizar campanhas de cirurgia e diminuir a demanda de encaminhamentos da região para Goiânia. Segundo o prefeito de Itapuranga e vice-presidente do CISRIVA, Daves Soares, o consórcio é uma importante ferramenta para o fortalecimento da região Rio Vermelho, e para o enfrentamento das demandas reprimidas existentes.

 O Governo do Estado, por meio da SES-GO, vem apoiando os Consórcios Públicos em Saúde, dando apoio técnico a formalização e ao desenvolvimento desta importante ferramenta de gestão, que segundo o gerente das Regionais de Saúde e Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias, Armando Zafalão Júnior,  “é o modelo de gestão mais adequado para realidade dos municípios goianos, pois sua consolidação nas regiões de saúde possibilitará uma maior oferta de serviços com qualidade, e mais próximo do usuário, contribuindo com a superação de diversas dificuldades enfrentadas pelos municípios”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo