Hutrin mantém consultas e exames durante pandemia

Unidade do Governo de Goiás em Trindade realiza, em setembro, 4,6 mil atendimentos de urgência, dos quais mais de 2,6 mil no pronto-socorro geral

Pacientes aguardam atendimento de consulta, na recepção da unidade do Governo de Goiás em Trindade

A pandemia da Covid-19 mobilizou profissionais de saúde e recursos médicos no mundo todo. Unidades médicas precisaram se adaptar, implantando rígidos protocolos de segurança e dividindo as alas para expandir o número de atendimentos com segurança. É o caso do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), que foi prontamente adequado para dar continuidade aos atendimentos já realizados e auxiliar no combate à Covid-19.

O trabalho exercido pelas duas frentes na unidade do Governo de Goiás tem gerado ótimos resultados. Só no mês de setembro, o hospital atendeu mais de 4,6 mil pacientes, dos quais 2.667 pelo Pronto Socorro Geral e 1.448 pelo Pronto Socorro Covid. “Esses números são reflexo do trabalho diário do Hutrin para acolher e atender todos os pacientes que chegam ao hospital”, diz Getro de Oliveira Pádua, diretor da unidade, gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – Imed.

A maioria dos pacientes atendidos em setembro (3.796) mora no município de Trindade, mas o hospital permanece acolhendo pessoas de vários outros municípios, entre eles Goiânia (176), Campestre de Goiás (49) e Abadia de Goiás (15). Ao todo, a unidade atende uma população estimada em 160 mil habitantes.

Em relação ao Atendimento Ambulatorial, o hospital realizou 265 consultas médicas e 100 procedimentos cirúrgicos, 68 deles, partos. Cerca de 700 pessoas receberam atendimentos de fisioterapia e 300 de psicologia.

Com tecnologia de ponta para o diagnóstico dos pacientes, o Hutrin contabilizou no mês passado 1.955 exames de raio-X, 352 eletrocardiogramas, 38 ultrassonografias e mais de 8,5 mil exames laboratoriais, entre eles, hemograma, colesterol e glicemia. “É gratificante ver que estamos cumprindo nossa missão de oferecer saúde de qualidade com tanta eficiência”, avalia o diretor.

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo