Celebrada primeira missa no Hospital Regional de Formosa

Na cerimônia, padre elogia determinação dos colaboradores da unidade do Governo de Goiás no Entorno do DF e os compara a guerreiros

Padre Inácio: “O que vocês fazem para manter essa casa de saúde funcionando é digno de aplausos”

No mundo atual, onde a esperança precisa ser renovada diariamente, uma mensagem otimista pode ajudar a enfrentar o momento delicado que vivemos. Foi exatamente neste contexto que o padre Inácio, do Mosteiro Nossa Senhora da Ternura, celebrou a primeira missa de ação de graças nas dependências do Hospital Regional de Formosa (HRF), uma das unidades do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal. 

Seguindo e respeitando todos os protocolos de segurança, cerca de 30 pessoas participaram do evento, entre elas, a diretora executiva Vânia Fernandes. “O objetivo foi trazer um alento, além de uma palavra de conforto para todos nós, neste momento tão delicado”, afirmou.

A iniciativa partiu dos pacientes e seus familiares. Os colaboradores do HRF se empenharam para que o evento ocorresse e, no processo, puderam também desfrutar do momento de espiritualidade. “Foi muito especial. Senti um clima de esperança e comoção muito grande e não vejo a hora de participar de uma próxima missa”, lembrou a enfermeira Jéssica Santos.

Com palavras de afeto, amor, encorajamento e esperança, o padre entoou cânticos litúrgicos e lembrou a importância do trabalho das equipes médicas. “Às vezes, a cobrança que a sociedade tem sobre vocês é injusta. Fazer tudo o que vocês fazem para manter essa casa de saúde funcionando é digno de aplausos, e comparo vocês a verdadeiros guerreiros”, disse o religioso. 

O Hospital Regional de Formosa respeita todas as crenças e está aberto a acolher as sugestões de seus pacientes e familiares para que tenham conforto e esperança durante o tratamento. “O nosso papel também é transmitirmos confiança e coragem aos nossos pacientes, colaboradores e a toda a sociedade”, pontuou Felipe Uchôa, diretor técnico da unidade.

Sobre o HRF
O processo de estadualização do HRF teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) assumiu a gestão da unidade em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população. Na época, o Governo de Goiás instalou dez leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 no hospital.

As obras na unidade continuam em andamento e, durante o processo de regionalização, a população continuará contando com os serviços de pronto-socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a pandemia as melhorias na infraestrutura do HRF ficarão para os moderadores do município, ampliando as opções de atendimento do Governo de Goiás para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Entorno do Distrito Federal.

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo