Número de altas no Hutrin reflete qualidade do serviço à população 

Capacitação, interação e cuidados da equipe de saúde levam unidade do Governo de Goiás em Trindade à excelência no atendimento

José Nascimento dos Santos recebe alta após 23 dias internado com Covid-19 no Hutrin

A confiança na qualidade de atendimento e os resultados positivos têm levado o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) a ser referência na região no tratamento das mais diversas doenças, entre elas, a Covid-19. O Pronto-Socorro, destinado a atender pacientes com sintomas ou diagnosticados com síndrome respiratória aguda grave, já realizou mais de 6.185 atendimentos. No total, 129 pessoas foram curadas da doença no hospital.

“É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho através dos pacientes que saem curados do Hutrin. É uma felicidade imensa para toda a equipe”, avalia Getro de Oliveira Pádua, diretor da unidade do Governo de Goiás.

É o caso de José Nascimento dos Santos, do município de Campo Limpo. Aos 74 anos, ele deu entrada no hospital, em estágio grave de Covid-19, no dia 17 de junho. Em 10 de julho estava de alta, após 23 dias de internação, dos quais 16 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde precisou dos respiradores mecânicos, passou por procedimentos de hemodiálise e recebeu todo suporte da equipe multiprofissional do Hospital.

Em setembro, 13 pacientes com covid-19 se recuperam e receberam alta da UTI e foram encaminhados para enfermaria. Ao todo, 50 pacientes com os mais diferentes diagnósticos puderam voltar para casa.

Amor Cantado
“Eu fiquei muito emocionada com o Projeto Amor Cantado, por ter a oportunidade de escolher as músicas. Isso mostra que o hospital não é só tristeza. Fui muito bem recebida aqui. As enfermeiras têm sempre uma palavra amiga”, diz Viviane Eterna de Jesus, que também passou pela unidade e está curada.

A ‘live’ musical Amor Cantado é uma iniciativa do Imed e está em sua nona edição. Soma mais de 1.350 visualizações no Youtube e 270 minutos de transmissão para pacientes e equipe de saúde do Hutrin.

Os números e relatos confirmam o excelente trabalho realizado pela equipe de saúde do hospital, resultado do constante treinamento e capacitação de todos os colaboradores, além de ações de integração das equipes com pacientes, familiares e os moradores da cidade.

Atualmente, a unidade conta com 22 leitos específicos para atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, sendo que oito deles fazem parte da Unidade de Terapia Intensiva e 14 da enfermaria. Os leitos da UTI são equipados com respiradores, monitores e bombas de infusão, aparelhos essenciais para o tratamento de pacientes com sintomas graves da Covid-19.

Conhecimento e saúde
O treinamento e a capacitação das equipes são realizados constantemente no Hutrin. Em setembro, a equipe reforçou o aprendizado sobre a necessidade constante do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), acidente de trabalho e lavagem e higienização das mãos

A ação foi coordenada pela enfermeira Synara Rodrigues, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo técnico em Segurança do Trabalho Carlos Alves, do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT).

Todas as campanhas, ações e treinamentos realizados pela unidade de saúde reforçam o compromisso que o Hutrin tem de levar atendimento de excelência à população de Trindade e região. O reflexo está no número crescente de atendimentos, internações, procedimentos e altas.

Caroline Guerra (texto e foto)

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo