Paciente celebra aniversário virtual no Hugol

Vítima de acidente de trânsito recebeu os “parabéns” por meio de chamada de vídeo em tablet oferecido pela unidade do Governo de Goiás

Marcello Araújo, de 18 anos, conversa com familiares por meio de chamada de vídeo

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, celebrou no mês de setembro o aniversário de 18 anos do paciente Marcello Araújo, vítima de acidente de trânsito, com um ‘parabéns’ virtual, realizado por meio de chamada de vídeo em tablet, com participação de seus familiares e da equipe assistencial da UTI do hospital.

“Desde o momento em que o Marcello sofreu o acidente, sabíamos da gravidade do seu estado, mas, graças a Deus e toda a equipe Hugol, hoje pudemos revê-lo, mesmo que por chamada de vídeo. Foi gratificante e uma emoção muito forte. Agradeço a todos os envolvidos por disponibilizarem essa oportunidade à nossa família e por cuidar do meu neto”, agradeceu Vera Lúcia da Costa, avó do paciente.

A unidade acredita que a manutenção do elo afetivo entre familiares exerce papel fundamental durante o tratamento e, em tempos de pandemia, realiza visitas virtuais entre pacientes e familiares por meio de chamadas de vídeos em tablets. Psicólogos e terapeutas ocupacionais ofertam esse recurso aos pacientes. 

A segurança nesses procedimentos também tem a prioridade, e os equipamentos são higienizados conforme protocolo definido junto ao Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – Sciras do Hugol.

“A visita virtual permite o fortalecimento do vínculo entre o paciente e a família, que é o elo dele com o mundo. Estimular os recursos de enfrentamento através do apoio familiar reduz a ansiedade durante o tratamento, mesmo nesse cenário em que não existe a presença física dos entes queridos”, relatou a psicóloga da unidade, Jéssica Prado.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo