Rede Universitária de Telemedicina segue funcionando no HGG

Entre janeiro e setembro deste ano já foram realizadas 40 transmissões on-line pelo sistema Rute na unidade do Governo de Goiás na capital

Ferramenta interliga instituições voltadas para educação continuada e permanente

Implantada em dezembro de 2017 no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) tem como objetivo estimular a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs), promovendo sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância. Durante a pandemia, as reuniões com os profissionais do HGG passaram a ser feitas de forma on-line ou com um grupo de no máximo nove pessoas.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa da unidade do Governo de Goiás, Fátima Maria Lindoso, a Rute é uma ferramenta extremamente importante de telemedicina, que consegue interligar várias instituições públicas voltadas tanto para educação continuada como permanente. “Através da Rute, tivemos a oportunidade de realizar várias atividades, ter a segunda opinião de especialistas, desenvolver pesquisas, tudo isso interligando vários serviços de hospitais e universidades, ou seja, ela facilita a integração de especialistas, residentes e estudantes de áreas médicas e multiprofissionais”, destaca.

Com uma programação anual já estabelecida, Fátima ressalta que a ferramenta oportuniza que as instituições desenvolvam novos programas ao longo do ano. A diretora pontua que neste período de pandemia, a Rute foi uma grande aliada na manutenção das atividades e pesquisas. No próximo dia 30, quarta-feira, das 12 às 13 horas, será realizado mais um grupo de discussão que abordará o tema Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade – Sedação, analgesia e avaliação neurológica, apresentado pelo Instituto de Neurologia de Curitiba (INC).

Sobre a Rute

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

Informações completas sobre os SIGs estão disponíveis em https://rute.rnp.br/sigs. As participações em SIGs requerem inscrições antecipadas na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HGG, onde funciona a coordenação local, bem como os recursos técnicos operacionais. Contato: 3209-9981 e 3209-9895, e-mail hgg.direp@idtech.org.br e hgg.biblioteca@idtech.org.br.

Thalita Braga (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo