HGG abre inscrições para residências médica e multiprofissional

Candidatos aos processos seletivos dos programas da unidade do Governo de Goiás podem se inscrever, via internet, até 6 de outubro

Unidade do Governo de Goiás oferece 24 vagas para graduados em medicina e 10 a outras cinco áreas

 
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), abre as inscrições para processo seletivo dos programas de residência em área profissional da saúde, nas modalidades médica e multiprofissional. Os interessados em atuar no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG devem acessar o endereço eletrônico https://www.cs.ufg.br/ e fazer a inscrição até o dia 6 de outubro de 2020. As provas objetivas estão previstas para 7 de novembro deste ano.

Os processos seletivos são coordenados pela Comissão de Residência Médica (Coreme) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), juntamente com o Grupo Técnico do Processo Seletivo Unificado Residências Médica e em Área Profissional da Saúde da Escola de Saúde de Goiás da SES-GO.  

Residência médica
Serão 24 vagas destinadas a profissionais graduados em medicina, nas áreas de anestesiologia (3 vagas), clínica médica (10 vagas), neurocirurgia (1 vaga), neurologia (2 vagas), otorrinolaringologia (1 vaga), psiquiatria (3 vagas) e cirúrgica básica (4 vagas), neste último caso, reservadas a candidatos classificados em Processo Seletivo anterior e convocados para serviço militar em 2020.

Para a coordenadora da Coreme, Fábia Mara Gonçalves, que atua há mais de 20 anos no HGG, a oportunidade de atuar na residência médica da unidade – uma das mais desejadas da região – é um benefício tanto ao médico que cursa, recebendo orientações e treinamento com profissionais de alto gabarito em suas formações, quanto à comunidade, que recebe um atendimento diferenciado e bem estruturado. 

“A história dos programas de residência médica mostra que eles não só incrementam a formação do profissional, mas também melhoraram substancialmente a qualidade do atendimento para o paciente como um todo”, afirma.

Fábia assegura que a residência médica propicia aos profissionais o sentimento de dever cumprido. “Eles concluem essa experiência estando mais preparados e confiantes para o cotidiano da medicina e enxergam as potencialidades e defeitos do sistema de saúde de um ponto de vista mais amplo”, pontua. O programa de residência médica do HGG foi iniciado em 1982 e de lá pra cá já formou 791 profissionais.

Residência multiprofissional
Para a modalidade multiprofissional serão 10 vagas, destinadas a profissionais graduados nas áreas de enfermagem (2 vagas), fisioterapia (2 vagas), fonoaudiologia (2 vagas), nutrição (2 vagas) e psicologia (2 vagas). Os candidatos selecionados e devidamente matriculados deverão iniciar o programa de residência no dia 1º de março de 2021.

A residência multiprofissional do HGG – Modalidade Multiprofissional de Atenção Clínica Especializada – Área de Concentração em Endocrinologia, iniciou as atividades em 2015 e, até o momento, conta com 48 egressos. Atualmente, a Coremu HGG tem 18 profissionais residentes, nas especialidades de enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia.

Segundo a coordenadora do Coremu do HGG, Telma Noleto, hoje, o HGG conta com 15 profissionais egressos de Programas de Residência Multidisciplinar. “O objetivo da residência multidisciplinar no HGG é de construir competências compartilhadas, com a finalidade de atuar em equipe de forma interdisciplinar em diferentes níveis de atenção e gestão do SUS, no exercício profissional de excelência, nas áreas do cuidado integral à saúde, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas”, afirma.

Para a coordenadora, a residência é uma oportunidade para que os profissionais que concluíram recentemente a graduação possam obter experiência teórico-prática, sob supervisão e orientação de preceptores e tutores experientes. “Espera-se que, após o período de dois anos, os residentes estejam preparados e com maturidade pessoal e profissional para desenvolverem com excelência, atividades interdisciplinares e o cuidado integral às pessoas, no âmbito público e/ou privado”, pontua.

Seleção
É essencial que os profissionais conheçam todas as regras do programa de residência da instituição e o edital do concurso. De um ano para o outro, os editais mudam, da mesma forma que as resoluções e portarias da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), das Comissões Estaduais de Residência Médica e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu). 

Também é de extrema importância que conheçam as normatizações e regras das instituições em que pretendam cursar a residência, já que elas devem sempre ser seguidas para um bom funcionamento da estrutura como um todo.

Para acessar o edital da área médica, clique no link aqui
Para o edital da área multiprofissional, clique no link aqui

Thalita Braga/Idtech
Foto: banco de imagens Comset/SES

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo