HMI desenvolve ações pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente

Atividades lúdicas e educativas contaram com a participação de colaboradores, pacientes e acompanhantes na unidade do Governo de Goiás

Colaboradores do HMI testam na roleta conhecimentos relacionados à meta sorteada

       

No intuito de lembrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) realizou uma série de ações na quinta e sexta-feira (17 e 18) para divulgar e conscientizar pacientes, acompanhantes e os colaboradores da unidade do Governo de Goiás sobre a importância da segurança do paciente e do profissional de saúde.

Diante do cenário de pandemia em que estamos vivendo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu focar a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente deste ano na segurança dos profissionais de saúde com o tema  “Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para segurança do paciente” e o slogan “Profissionais de saúde seguros, pacientes seguros”.

Organizada pelo Núcleo interno de Segurança do Paciente (Nisp), com a colaboração de uma equipe multiprofissional e apoio da diretoria, as ações lúdicas e educativas foram realizadas das 12h às 16h, em dois pontos estratégicos do hospital: o hall de entrada, na parte térrea, e a sala de espera do segundo andar, facilitando o acesso e participação de todos, sem aglomeração.

Os banners e atividades chamaram a atenção das pessoas que circularam pelo hospital. No hall de entrada, teve atividade lúdica, por meio de uma roleta com os nomes das metas de segurança. A participante rodava a roleta e respondia as perguntas relacionadas à meta que foi sorteada.

Atividade educativa

No segundo andar, foi realizada uma atividade educativa, por meio da Caixa da Verdade, onde se verificava a eficácia da higienização das mãos pelos colaboradores.  Por meio da aplicação de álcool gel nas mãos, foi possível visualizar, de forma bem prática, se a lavagem das mãos foi correta. Isso é possível porque, dentro da caixa, uma luz negra evidencia os locais em que o álcool não foi bem passado. Nas duas ações, caso acertasse a pergunta ou constatasse a lavagem correta das mãos, o participante ganhava um brinde.

O colaborador Isaque Silva participou da roleta e recebeu um bombom de brinde, por ter um resultado assertivo. “Gostei de participar, conhecer e entender melhor sobre o assunto”, disse. A colaboradora Mellyna Tavares participou da Caixa da Verdade. “Achei interessante. Percebi que não passei o álcool gel corretamente. Foi um aprendizado”, concluiu.

As duas ações contaram com profissional da saúde, numa escala de revezamento, que orientou e ressaltou a importância da higienização adequada das mãos e as práticas de segurança. Segundo a coordenadora do Nisp, a enfermeira Lílian Fernandes, esse evento foi de extrema importância. “Procuramos sensibilizar  o profissional, paciente e acompanhante, sobre os cuidados com a saúde e também proporcionar uma reflexão sobre a notoriedade dos protocolos básicos necessários para um atendimento de excelência ao paciente”, afirmou.

A diretora técnica, Sara Barbosa, destacou a prioridade do hospital. “Temos buscado, continuamente, inúmeras ações no sentido de estimular a conscientização e envolvimento de todos na atuação e adoção de estratégias para garantir melhor segurança do paciente e do profissional da saúde.”

Marilane Corretino (texto e fotos)/IGH

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo