Conecta SUS do Governo de Goiás será apresentado em Portugal

As ações implementadas pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arnz (Conecta SUS) do Governo de Goiás serão apresentadas pelo secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela aos profissionais e pesquisadores da área de saúde de diferentes entidades e instituições de Portugal. Tais apresentações integram uma missão internacional a ser efetivada em Portugal entre os dias 21 e 28 de janeiro por Leonardo Vilela e pelo ex-secretário de Estado da Saúde, Fernando Passos Cupertino de Barros, assessor de Relações Internacionais do Conselho dos Secretários de Saúde (Conass).

Vilela e Cupertino foram convidados pelo diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, Paulo Ferrinho, para visitar a instituição e apresentar as ações desenvolvidas pela SES-GO. Ferrinho teve a oportunidade de conhecer o Conecta SUS em setembro do ano passado e mostrou-se impressionado com a unidade, instalada na sede da SES-GO. Inaugurado no final de 2014, o Conecta SUS funciona na sede da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, e é responsável por  fazer o registro, a compilação, o tratamento, a disponibilização, o monitoramento e a análise das informações em saúde.

“Para nós esta missão em Portugal é de grande importância. Vamos conhecer os diferentes serviços prestados pelas instituições da área de saúde daquele país e discutir com as equipes sobre os campos de interesse mútuo para cooperação bilateral”, sintetizou o secretário. Na programação da missão estão previstas visitas ao IHMT e à Agência Regional de Saúde de Lisboa e do Vale do Tejo, do Serviço Nacional de Saúde. Em ambas as instituições serão feita a apresentação do Conecta SUS.

O secretário e o assessor do Conass também farão visitas e apresentação do Conecta SUS à Unidade de Saúde Familiar de Ramada. Na oportunidade, as duas autoridades goianas terão conhecimento da organização, funcionamento e sistemas informáticos de prontuário eletrônico e processo de referência e contrarreferência. No roteiro ainda constam visita ao Ministério da Saúde de Portugal; à Clínica São João de Ávila, em Lisboa, especializada em cuidados paliativos; à Agência Regional de Saúde Norte, localizada no Porto; à Faculdade de Medicina da Universidade do Minho (Prof. Nuno de Sousa) e, ainda, à USF Manuel Rocha Peixoto, em Braga.

Leonardo Vilela pontua que as missões internacionais são extremamente relevantes para a troca de experiências, planejamento de atividades e implementação de novos e avançados serviços em prol da população do Estado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo