HGG garante certificado de excelência ONA 3 pela 3ª vez

Título máximo é mantido pela unidade de saúde do Governo de Goiás, após avaliação realizada virtualmente pela instituição acreditadora

Unidade do Governo de Goiás passa pela terceira avaliação do Ibes desde a conquista do ONA 3

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG recebeu, de 31 de agosto a 1º de setembro, a visita virtual dos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), instituição acreditadora credenciada à Organização Nacional de Acreditação (ONA), na qual foi confirmada a certificação máxima da unidade de saúde do Governo de Goiás. Essa é a terceira avaliação que o Ibes realiza no HGG, desde a conquista do nível 3, para verificar se o hospital continua cumprindo os requisitos necessários para a manutenção do certificado de qualidade. 

"A acreditação da ONA, acima de tudo, é um processo de desenvolvimento institucional, essa cultura de análise crítica, indicadores, melhorias de processos está muito bem difundida no HGG", afirma o diretor-técnico do HGG, Durval Pedroso. Para ele, a manutenção do título ONA 3 reafirma o trabalho bem feito que vem sendo realizado no hospital – um dos dois únicos acreditados com excelência no Centro-Oeste. 

O diretor destaca ainda o empenho de toda a equipe para que esse novo modelo de visita remota pudesse atender de forma satisfatória os avaliadores. "Foram várias as reinvenções que nós passamos nesse período, mas o mais importante é que foram todas ações planejadas e executadas dentro de um plano estratégico, e isso é fruto das metodologias de acreditação as quais nós já estamos envolvidos há alguns anos", reforça.

Durval assegura que a manutenção do título ONA 3 mantém viva a responsabilidade da instituição e o compromisso com a segurança, com a análise e o desenvolvimento contínuo. "Na verdade, a acreditação é um processo de melhoria contínuo e infinito, porque, a partir do momento que você pensar que não precisa melhorar mais, que não há nada que não possa ser melhorado, certamente você já está errando", garante.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa, comprovadamente, atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente, segundo três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Pontos fortes apontados pelo Ibes
– Engajamento da equipe como um todo no processo da acreditação: foi destacada a percepção que esse processo é algo muito importante para todas as pessoas, e também a participação expressiva do corpo clínico, algo que é um desafio para maioria das instituições.
– Ações de humanização: voltadas tanto para os colaboradores quanto para os pacientes. Foi ressaltada a importância do apoio psicológico oferecido aos profissionais de saúde durante esse período de pandemia, a criação de vídeos de datas comemorativas, como o Dia das Mães, a Semana da Enfermagem e a manutenção do Sarau do HGG de forma on-line, proporcionando acolhimento aos pacientes.
– Diversidade de canais de comunicação: possibilitando o contato e a troca de informações dos pacientes com o hospital. Houve um aumento no índice de respostas na pesquisa de satisfação.
– Projeto de promoção à saúde – Saúde na Praça: mesmo no momento de pandemia, foram realizadas diversas ações, por meio de vídeos, sobre o dia do diabetes, dia do rim, captação de órgãos para transplantes, entre outros.
– Serviço proativo do controle de infecção hospitalar: foi nítida a participação dessa equipe e também a criação do grupo de guardiões das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).
– Ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19: foram múltiplas as ações, mudanças estruturais, de métodos, objetivos, adequações para realização de cirurgias de emergência, uma vez que as cirurgias eletivas foram suspensas, exames de tomografia em todos os pacientes, controle de pessoas no ambulatório de forma eletrônica para evitar aglomerações e a instalação de pias nas entradas do hospital.
– Plano de retomada definido: aguardando apenas a autorização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
– Ampliação dos detectores de fumaça: o sistema foi instalado em todas as áreas do hospital, o que representa ponto importante para segurança de todos (para instituição, colaboradores e pacientes).
– Desdobramento de metas estratégicas cirúrgicas por cirurgião: essa ação ajuda o profissional a acompanhar onde ele se posiciona nesse planejamento estratégico.
– Ações de mitigação para acidentes com perfurocortantes: foram realizadas diversas ações para redução de acidentes de trabalho com esse tipo de material.
– Implantação do sistema iDoc – sistema on-line no qual se gerencia as informações dos pacientes, armazenadas em nuvens, com toda segurança e praticidade e acessível ao corpo clínico. O iDoc realiza a leitura de imagens de tomografias de crânio, por meio de um banco de dados de inteligência artificial, trazendo alertas sobre possíveis resultados críticos. É o uso da tecnologia e inovação em favor da saúde.
– Desenvolvimento de sistemas personalizados pelo setor de Tecnologia da Informação: criação de um sistema da qualidade, controle de presença humana no ambulatório e o Observatório de Consultas, facilitando o acesso do paciente e atualização de informações, o que impacta diretamente na redução de filas.
– Implantação de QR Code: na área de engenharia química, o processo está em andamento para identificação e gestão de equipamentos.
– Gestão integrada de suprimentos: com a participação ativa da equipe de compras, do almoxarifado central, gestão administrativa, farmácia e nutrição.

Thalita Braga (texto)/Idtech
Sebastião Nogueira (foto)/Comunicação Setorial

 

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