Hutrin lembra Dia Mundial da Segurança do Paciente

Fachada da unidade do Governo de Goiás em Trindade é iluminada de laranja e promove capacitação de funcionários e colaboradores sobre o tema

Um dos materiais informativos sobre a data produzidos pela unidade do Governo de Goiás

Pacientes e familiares que estiveram na quinta-feira, 17, no Hospital de Urgências de Trindade, foram surpreendidos pela mudança na cor da fachada da unidade do Governo de Goiás, iluminada de laranja. Isso porque o Hutrin quer lembrar e reafirmar a importância do Dia Mundial da Segurança Paciente.

A data foi lançada este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente quando o mundo vive a pandemia da Covid-19 e os profissionais de saúde, especialmente os que estão na linha de frente no combate à doença, estão mais vulneráveis. 

Com o tema "Segurança do paciente: uma prioridade global de saúde”, a OMS alerta para a importância dos cuidados com as equipes médicas e com os pacientes atendidos. “Não poderíamos ficar de fora dessa celebração, tendo em vista que o Hutrin faz parte da luta diária contra a Covid-19”, afirmou Getro de Oliveira Pádua, diretor da unidade.

Material ilustrado
Para conscientizar os colaboradores sobre a importância do tema, o Hutrin também distribuiu material ilustrado com os objetivos da campanha. E ainda ofereceu aos seus profissionais uma palestra sobre o tema e exibiu uma paródia exclusiva da música “Trem Bala”, da cantora Ana Vilela, criada especialmente para a data e que explica a importância da identificação correta dos pacientes – meta 1 do protocolo internacional de segurança estabelecido pela OMS.

Outras cinco metas fazem parte da campanha: comunicação efetiva, melhor segurança dos medicamentos, cirurgia segura, redução de risco de infecções e prevenção de danos decorrentes de queda e úlceras.
   
Testes e EPIs
No Hutrin, a segurança dos profissionais – da área administrativa, clínica ou técnica – é prioridade. Por isso, durante o período de pandemia, a unidade oferece aos colaboradores testes rápidos para identificação da Covid-19. Reforçou também a distribuição de Equipamentos de Segurança Individuais (EPIs), como máscaras, protetores faciais, aventais e luvas.  

Pensando no bem-estar emocional de quem está na linha de frente no combate à doença, a unidade de saúde dispõe ainda, para todos os colaboradores, apoio psicológico gratuito. O serviço começou de forma experimental, em março, e agora é efetivo. São médicos, enfermeiros e técnicos que estão sob pressão intensa e muitas vezes precisam desabafar com alguém sobre as dificuldades do dia a dia.

“Com esse serviço, estamos prevenindo casos de depressão, estresse agudo, síndrome de Burnout, entre outros problemas que podem aparecer em um ambiente que requer atenção e cuidado constantes”, garante Getro.

Aline Marinho (texto e foto)

 

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