Psicologia é aliada do Hospital Regional de Formosa na luta contra a Covid-19

Acolhimento psicológico das equipes, pacientes e familiares no combate ao coronavírus é prioridade da unidade do Governo de Goiás no Entorno do DF

Neste atual cenário de pandemia mundial, o Hospital Regional de Formosa (HRF) encontrou em seus profissionais de psicologia um eficiente aliado. Combater o coronavírus com medicamentos é tarefa importantíssima, mas cuidar da saúde psicológica dos pacientes e dos colaboradores tornou-se uma das prioridades para a direção da unidade do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal. “O sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida. Nós do HRF estamos aqui para cuidar de todos”, garante Vânia Fernandes, diretora-executiva da unidade.

Responsável por 72 altas, mais de 1.990 atendimentos no seu pronto-socorro e 157 internações, desde que a administração da unidade foi assumida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o HRF também cuida da saúde psicológica de sua equipe, pacientes e familiares.

É muito comum encontrar traços de fragilidade psicológica em vítimas da Covid-19 no ato do diagnóstico, durante o tratamento e pós-cura. Os principais problemas apresentados por essa população passam pela ansiedade exagerada, medo do futuro, falta de perspectiva e sentimento de angústia. Há ainda um trauma causado nos familiares que, igualmente aos pacientes, recebem todo o acolhimento psicológico necessário pela equipe do HRF.

As psicólogas da unidade são elementos fundamentais para amenizar a dor e o sofrimento psíquico causados pelo acometimento do coronavírus. Seja usando a tecnologia para realizar os atendimentos, seja devidamente paramentadas com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), elas conversam com pacientes e acompanhantes.

“Os pacientes relatam muita ansiedade e medo. Um dos nossos objetivos, enquanto psicólogas hospitalares, é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, no qual esses sentimentos negativos estão presentes”, explica Sayonara de Cassia G. Batista, psicóloga do HRF.

Atendimento aos colaboradores
Os colaboradores da unidade que estão enfrentando diariamente o coronavírus também tem espaço de acolhimento psicológico garantido. Isso porque as reações emocionais a que são submetidos a cada novo diagnóstico ou altas hospitalares variam muito e os afetam diretamente. 

Portanto, para garantir a saúde e o bem-estar de toda a sua equipe, o HRF destacou atendimentos exclusivos e individuais. “Eu sou agradecida porque fui bem recebida e muito bem acolhida. Isso tudo aconteceu no momento que eu mais precisei e tive uma palavra amiga”, contou a recepcionista do hospital, Cristiane N. C. Vieira.
 

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed

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