Hospital Regional de Formosa capacita colaboradores para atuarem na UTI 

Objetivo é oferecer à equipe da unidade do Governo de Goiás no Entorno do DF ferramentas essenciais para tratar pacientes com a Covid-19

Enfermeira Ana Paula Lazarini Dias ministra capacitação sobre gestão da qualidade no HRF

O treinamento adequado de intensivistas que enfrentam diariamente a Covid-19 tem salvado a vida de pacientes e de muitos colaboradores. O que se sabe até agora sobre a doença é muito mais do que se sabia no início da pandemia. Pensando nisso, o Hospital Regional de Formosa (HRF), unidade do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal, oferece treinamentos para capacitação e aprimoramento das habilidades e visão sistêmica de seus colaboradores. 

Duas dessas capacitações, com carga horária total de 11 horas, foram realizadas em julho e agosto, para 49 profissionais. “O sucesso do Hospital Regional de Formosa está diretamente relacionado à competência e comprometimento da equipe, composta por colaboradores dedicados à causa de salvar e preservar vidas”, diz a diretora-executiva da unidade, Vânia Fernandes.

O curso Capacitação em Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 envolveu técnicas de reanimação cardiopulmonar, ventilação mecânica, gasometria arterial, balanço hídrico, entre outras, e foi ministrado pela enfermeira Ana Paula Lazarini Dias. Durante o período de oito horas, 25 profissionais com atuação na UTI Ala Covid-19, foram contemplados com os exercícios do curso. O objetivo maior foi transmitir aos profissionais o cuidado e a atenção que a instituição tem com a segurança deles. “O mais importante é capacitá-los para que se sintam seguros e protegidos para atuar durante esse período”, disse a enfermeira.

Equipe de profissionais
A Ala Covid-19 conta com 4 leitos de UTI, 16 de internação e 10 para observação e atendimento aos pacientes suspeitos e/ou confirmados com o coronavírus. A equipe de profissionais que atende a esse setor do HRF é constituída por médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas.

Atento também às oportunidades de melhorias em seus processos de gestão de qualidade, o hospital ofereceu aos colaboradores três horas de treinamento sobre o tema Introdução do Setor da Qualidade e Apresentação da Política de Gestão da Qualidade. Participaram desse encontro outros 24 profissionais da Ala Covid-19, que puderam tirar suas dúvidas e aprofundar os conhecimentos com a enfermeira, Jéssica Santos. “A Gestão da Qualidade do Hospital Regional de Formosa tem uma perspectiva contínua de melhoria dos processos da unidade, é isso que garante alcançarmos os padrões de excelência”, afirmou Jéssica.

Também presente na capacitação, o diretor técnico Felipe Uchôa, que ressaltou o entrosamento coletivo como destaque para o alto desempenho da equipe. “Cada um faz parte de um todo. A gestão de qualidade está ali para gerir o todo e para garantir que o mesmo funcione de forma adequada”, enfatizou Uchôa.

Sobre o hospital
O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020, após conclusão de um processo que teve início em agosto de 2019, que passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) assumiu a gestão da unidade, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população. Sua estrutura conta com dez leitos da UTI para a Covid-19.

As obras continuam em andamento e. durante o processo de regionalização, a população de Formosa e do DF continuará contando com os serviços de pronto-socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Dessa forma, após a urgência da pandemia passar, as melhorias na infraestrutura permanecerão, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed

 

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