Telemonitoramento odontológico garante assistência a pacientes do Crer

Desde o dia 23 de julho, a unidade do Governo de Goiás na capital já realizou mais de mil atendimentos nessa modalidade 

Equipe do Crer realiza ligações e produz vídeos de apoio ao telemonitoramento dos pacientes

A pandemia causada pelo coronavírus fez com que a assistência em saúde ofertada pelo Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer se reinventasse. Um novo modelo de assistência surgiu, com novos protocolos, novas rotinas, mais rigor nas ações de biossegurança e, principalmente, sem nunca perder o foco no paciente e em ofertar atendimento e cuidado de excelência a quem precisa.

Nesse cenário, o serviço de odontologia da unidade do Governo de Goiás na capital iniciou, no dia 23 de julho, a modalidade de telemonitoramento dos pacientes que são assistidos na instituição. Desde que foi colocado em prática, já foram realizados 1.080 atendimentos.

"No telemonitoramento, seguimos um protocolo que se inicia com a identificação profissional, esclarecimento sobre a suspensão temporária dos atendimentos presenciais, conscientização sobre a pandemia, questionário pré-clínico – para identificar o melhor momento para realização de atendimento ambulatorial presencial – e orientações sobre saúde e higiene bucal", explica a coordenadora do serviço de odontologia do Crer, Vilma Inutuka Pereira Rocha.

O telemonitoramento do Crer está em consonância com a Resolução 226, de 4 de junho de 2020, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que regulamentou o atendimento odontológico a distância durante a pandemia da Covid-19. No Crer, além das ligações, a equipe de odontologia produziu três vídeos que dão apoio ao telemonitoramento dos pacientes.

"Além de manter o relacionamento e a assistência ao paciente via telefone, também enviamos, mediante autorização, vídeos educativos sobre saúde bucal. São três vídeos com temas direcionados para: escolha dos objetos de higiene bucal, como realizar a higiene bucal e higienização de prótese e língua. O ‘feedback’ que temos recebido dos pacientes é positivo. Para eles, esse contato com a equipe de profissionais está sendo fundamental neste momento de suspensão dos atendimentos presenciais", ressaltou a coordenadora.

Além do telemonitoramento, o serviço de odontologia continua ofertando atendimento presencial a todos os pacientes internados na instituição. Iniciado em setembro de 2013, o Serviço de Odontologia do Crer atende usuários com perfil CER 4, ou seja, pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual. Com profissionais capacitados para esse tipo de assistência, o hospital oferece atendimento nas especialidades de periodontia, endodontia, dentística e odontopediatria.

 

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir 

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