Barbeiros voluntários melhoram autoestima de pacientes do Hugo

Ação surgiu a partir de conversa entre enfermeira e pacientes internados na unidade do Governo de Goiás que reclamavam das barbas e dos cabelos grandes

Barbeiro voluntário realiza desejo de paciente do Hugo: visual renovado

Ficar um, dois, até três meses internado em um hospital não é nada fácil. Mas, para usuários da saúde pública que estão no Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), uma ação fez a diferença, na quinta-feira, 20. Dois barbeiros voluntários foram até a unidade, para atender um pedido dos pacientes: eles achavam que o tempo de internação, as barbas e os cabelos grandes já estavam incomodando a autoestima.

“Foi durante uma visita aos leitos que essa história começou. Um paciente estava bem cabisbaixo e me disse que o cabelão e a barba grande eram motivo para aquilo. Sei que não é função da saúde pública o corte de cabelos, e, por isso, pedi aos superiores autorização para convidar dois amigos que são barbeiros para virem ao hospital fazer a ação na ala toda, com todos os pacientes que tivesse interesse”, disse a enfermeira e coordenadora da Clínica Médica da unidade do Governo de Goiás, Sandra Karen Mendonça de Almeida.

O pedido foi encampado pela Chefia de Enfermagem do Hugo, que determinou a oferta de equipamentos de proteção individual aos barbeiros Celma e Lucas. E assim foi feito: os dois foram leito por leito, onde havia quem tinha interesse no serviço, e fizeram cabelo e barba. A cada troca de pacientes, uma troca de paramentos, para evitar a contaminação cruzada. Com cuidado, carinho e muita bondade, tudo foi feito, de modo que os pacientes não pouparam elogios.

Internado há quase três meses, Sérgio Luiz, de 46 anos, não tirava os olhos do pequeno espelho, durante o corte. Ele disse que nunca viu uma ação como essa em hospitais por onde passou. “Não é em qualquer hospital, não, eu duvido que qualquer um faça o que eles fizeram hoje. A diretoria, a equipe médica, todos estão de parabéns. Aqui a gente é muito bem tratado”, elogia.

Profissionais dedicados
Depoimento que também enche os profissionais de orgulho partiu de Dinomarkes Camargo da Silva, de 38 anos. Ele diz que a iniciativa é agradável e valoriza os pacientes. “Tenho a agradecer muito por estar internado aqui e receber um tratamento tão bom. Eu fico até emocionado com o tratamento, porque percebemos que os profissionais são muito dedicados e procuram nos agradar de todas as formas.”

Psicóloga, coordenadora multiprofissional e responsável pela execução do What Matters to You (O que importa para você) no Hugo, Letícia Vieira aponta que a iniciativa é importante para a valorização do paciente como pessoa, que, quando se está internado, o tratamento hospitalar não é só voltado para a doença em si, há também o tratamento emocional, e a autoestima é importante. “Todas as atividades que o hospital possa fazer para que o paciente se sinta bem, fará com que ele tenha melhora, se sinta melhor, e o tempo de recuperação é diminuído.”

“Nós temos, por missão, aqui no Hugo, fazer até mais do que somos contratados, para que o paciente e a família dele se sintam bem. Se alguma burocracia nos impede, o lado humano fala mais alto, e é por isso que o hospital tem, a cada dia, tem se transformado em referência de atendimento humanizado. Somos pessoas que cuidam de pessoas”, completa Letícia.

 

Jairo Menezes (texto e foto)/INTS

 

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