HDT promove visitas virtuais a pacientes com Covid-19

Unidade do Governo de Goiás propicia aos familiares se comunicarem por meio de videochamadas pela internet e mensagens no WhatsApp

Paciente no HDT conversa com familiares por meio de tablete com acesso à internet

Diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus e das mudanças provocadas pelo isolamento social, a rotina hospitalar também vem sofrendo diversas transformações. Para enfrentar essa nova realidade, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) deu início, na semana passada, ao projeto de visitas virtuais para pacientes com diagnósticos de Covid-19 internados na unidade, que integra a rede de saúde do Governo de Goiás e é gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).
 
Com o objetivo de humanizar o atendimento do paciente e assegurar o acompanhamento de estado clínico para os familiares, o projeto de visitas virtuais é realizado pela equipe de comunicação e acolhimento formado pelo Serviço Social e de Psicologia do hospital. Desde o dia 11 de agosto, a unidade suspendeu, por tempo indeterminado, as visitas aos pacientes internados em todos os setores do hospital. A medida é provisória durante a atual fase de pandemia  e tem como intuito reduzir a circulação de pessoas dentro da unidade, e assim, evitar a transmissão da Covid-19
 
A diretora técnica do HDT, Vivian Furtado, explica que as videochamadas serão feitas por meio de um tablet com acesso à internet e ao aplicativo de mensagens do WhatsApp. “Custeados pela unidade, o hospital disponibilizará dois tablets e um smartphone que serão distribuídos entre as áreas de internação e UTIs”, disse a diretora.
 
Até 5 minutos
As ligações por vídeo terão o tempo de até 5 minutos por paciente, podendo variar. O serviço social vai identificar o cuidador principal de referência – um familiar que ficará responsável por reunir os demais para as visitas virtuais ou transmitir as informações. A diretora assegura que a paramentação será realizada conforme o protocolo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SICH) da unidade. “Os aparelhos eletrônicos serão mantidos com proteção plástica e higienização com álcool 70% a cada uso”, destaca Vivian.
 
O hospital também passará o boletim médico para os familiares via ligação por chamadas e vídeochamadas. Para os pacientes internados na UTI, as visitas ocorrerão diariamente, a partir das 15 horas, e serão feitas pelo Serviço Social. Já para os pacientes inconscientes, as visitas serão realizadas pela equipe de psicologia no período matutino, por meio de áudio do familiar para serem reproduzidos à beira dos leitos. O boletim médico será passado pelo médico plantonista, em sala reservada, silenciosa e sem interrupções. Para os pacientes nas enfermarias, as visitas serão realizadas no período diurno, e o boletim médico com as informações sobre o quadro clínico do paciente será passado, diariamente, das 9h30 às 11h30.
 
A coordenadora do Serviço Social do HDT, Carla Simone, ressalta a importância da ação. “Em um momento tão impactante para saúde física e emocional dos nossos pacientes, o vínculo afetivo, mesmo que de forma virtual, pode contribuir de maneira positiva para o tratamento da doença, além de proteger os familiares do risco de contágio.”
 
A equipe de comunicação e acolhimento está encarregada de explicar aos pacientes e familiares a rotina de comunicação, horários das visitas virtuais, funcionamento dos boletins médicos com horário e fluxo. 

 

Patrícia Borges (texto e foto)/ISG

 

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