Revista científica do Governo de Goiás inaugura nova fase editorial

A mudança segue tendência das principais revistas científicas nacionais e internacionais, contribuindo para a rápida disseminação do conhecimento

A Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago inicia nova fase de modalidade editorial. A partir deste mês, a Resap passa a funcionar no sistema de publicação contínua. Isso significa que os artigos avaliados e aprovados serão imediatamente publicados em um volume exclusivo, que ficará aberto durante todo ano no site da revista eletrônica. 

A mudança adotada pelo Governo de Goiás segue a tendência das principais revistas científicas nacionais e internacionais, contribuindo para a rápida disseminação do conhecimento. A gerente de Pesquisa e Inovação da Escola de Saúde de Goiás (ESG), Fernanda Pimenta, destaca os benefícios da nova modalidade editorial: “A publicação contínua traz maior agilidade ao processo de publicação dos artigos e acelera o processo de comunicação das pesquisas. Mais uma vez, a Resap inova e vai de encontro às tendências mundiais das revistas científicas”. 

Três artigos originais e três revisões sistemáticas inauguram o novo sistema de publicação. Morte encefálica e doação de órgãos, comportamentos suicidas no Estado de Goiás e atendimento fonoaudiológico no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica em hospitais públicos goianos são os temas abordados nos três artigos originais escritos por profissionais que atuam em unidades de saúde pública de Goiás. 

A pesquisa sobre morte encefálica e doação de órgãos foi realizada pela enfermeira residente em Urgência e Trauma do Hospital de Urgências de Goiânia dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Gabriela Álvares de Brito; pelo farmacêutico e mestre em saúde coletiva Cleiton Bueno da Silva e pela especialista em Urgência e Emergência, Cardiologia e Hemodinâmica, Lucenda de Almeida Felipe. 

Com o objetivo de levantar dados sobre morte encefálica e doação de órgãos em um hospital de urgência e trauma do estado de Goiás e identificar os principais motivos de não efetivação da doação, os profissionais de saúde analisaram 98 prontuários do ano de 2018. 

Comportamento suicida
O artigo sobre comportamento suicida: perfil epidemiológico das lesões autoprovocadas em Goiás envolveu quatro profissionais de saúde: a assistente social Maria de Fátima Rodrigues, a enfermeira Priscila Pereira de Oliveira, e as psicólogas Helen Cristina da Silva e Juliêta Maria da Costa. 

Nele, os profissionais de saúde fizeram um estudo descritivo com base nos dados das Fichas de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada registradas no Sistema de Agravos de Notificação (Sinan), o qual aponta alta subnotificação e municípios silenciosos em Goiás – dos 246 municípios, 111 encontram-se silenciosos. 

A descrição do serviço de fonoaudiologia no pré e pós-operatório dos usuários candidatos à cirurgia bariátrica e/ou metabólica em um hospital especializado foi conduzida pelos fonoaudiólogos Matheus Rodrigues Sales e Ýleris de Cássia de Arruda Mourão. Em um artigo de 15 páginas, os pesquisadores analisaram o perfil de 47 pacientes do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG). 

História
A Resap nasceu em 2015, já na versão digital. Desde então, foram publicados 46 artigos originais, 25 revisões de literatura, 8 relatos experiência e 3 relatos de caso. Em edições especiais – fruto de parcerias firmadas com outras instituições de ensino, unidades de saúde e superintendências – já foram publicados 602 trabalhos, dentre eles resumos, artigos, memoriais, relatos experiências e premiações. 

Desde 2018, a Resap está indexada no Latindex, um indexador de revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Também faz parte dos registros bibliográficos do Sistema de Fontes de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Bireme. 

Para acessar a revista eletrônica clique em https://www.revista.esap.go.gov.br 

Gabriela Dutra/Escola de Saúde de Goiás
Foto: banco de imagens
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo