NOTA DE ESCLARECIMENTO – Criação de grupo técnico para investigar casos de Covid-19

Na reunião de quarta-feira, 12 de agosto, do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para enfrentamento ao coronavírus, as Secretarias Municipais (SMS) de Aparecida de Goiânia e de Goiânia apresentaram relatos de pessoas com resultado positivo de RT-PCR para Covid-19 mais de uma vez, em momentos diferentes.

Em uma primeira situação, esses pacientes apresentaram sintomas e confirmação laboratorial da infecção pelo coronavírus. Alguns dias depois, eles voltaram a apresentar sintomatologia e outro resultado positivo do teste RT-PCR, que é considerado o padrão-ouro para diagnóstico da doença.

Diante desse cenário, o COE de Goiás deliberou sobre a criação de um grupo técnico com especialistas para investigação dos casos. Esse comitê será composto por representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), das SMSs, de membros da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outros profissionais.  

Pela literatura, já existem relatos de pessoas que possuem persistência da positivação do RT-PCR por um período superior a 90 dias, ou seja, que continuam apresentando resultado positivo por um período maior de tempo. Para verificar se os casos relatados se enquadram nessa situação ou em outra, o grupo técnico investigará pontualmente cada notificação.

Por fim, o COE Goiás ressalta que a Covid-19 é uma doença nova, com muitas perguntas e poucas respostas. Somente a partir de uma verificação técnica detalhada será possível emitir alguma posição sobre o assunto.
 

Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Goiás para enfrentamento ao coronavírus –  13 de agosto de 2020

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo