Huapa realiza primeira captação múltipla de órgãos

Procedimento é realizado na unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia desde as 15h, após família decidir por doar todos os órgãos do paciente

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) realiza nesta quarta-feira, 12, a partir das 15 horas, a primeira captação múltipla de rins, fígado e córneas. A ação da unidade do Governo de Goiás é realizada por meio da sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), em conjunto com Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES). A equipe responsável pela captação é composta por vários profissionais do Estado de Goiás.

O doador, de 38 anos, estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 6 de agosto, após dar entrada no Huapa com traumatismo cranioencefálico. A família do paciente decidiu pela doação de todos os órgãos. 

Os órgãos captados serão destinados a cinco pacientes, todos também de Goiás. Apesar de essa ser a primeira grande captação múltipla de órgãos, o Huapa é pioneiro na captação de órgãos e tecidos. A primeira foi a de rins, realizada em 2011. De lá pra cá, já foram realizadas três captações de órgãos e três de tecidos.

 

Yasmine de Paiva/IGH

Foto: banco de imagens
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo