Mais Saúde para Goiás terá equipe para atendimento domiciliar

O programa Mais Saúde para Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com o propósito de reforçar a assistência na atenção primária à saúde, terá um avanço significativo com o atendimento domiciliar feito por equipes multiprofissionais. Nesta quarta-feira, 31, a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes Gomides, acompanhada de técnicos, conheceu o funcionamento do programa Melhor em Casa, efetivado com êxito pela Secretaria Municipal de Saúde de Trindade.

Evanilde Gomides e a equipe da SES-GO foram recepcionadas pelo prefeito de Trindade, Jean Darrot, e pela secretária de Saúde do município, Gercilene Ferreira, a Branca. Estruturado em 2015, o programa Melhor em Casa presta atendimento a 140 pacientes moradores de Trindade, vítimas de doenças crônicas ou degenerativas ou de agravos que ocasionaram sequelas. São, na prática, pessoas acamadas que necessitam de cuidados paliativos e especiais.

A coordenadora do programa Melhor em Casa de Trindade, Amanda Azevedo Marques, informa que a iniciativa tem conseguido diminuir a internação dos pacientes em hospitais e, ao mesmo tempo, possibilitar a melhoria da qualidade de vida destes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Trindade, destaca a coordenadora, existe uma grande equipe em atuação composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e odontologia. O grupo, dividido em dois, realiza visitas domiciliares rotineiras nos pacientes identificados e cadastrados pelos profissionais dos centros de saúde durante as consultas ou realização de procedimentos primários.

Evanilde Fernandes destaca que a visita foi fundamental para o aprimoramento das ações do programa Mais Saúde para Goiás. “Fizemos questão de conhecer esta experiência exitosa para incluí-la na Tutoria da Planificação da Atenção à Saúde e, desta forma, leva-la aos demais municípios do Estado”, pontua. A Tutoria constitui a parte prática do programa Mais Saúde para Goiás. Ela já foi implantada nas 18 Regionais de Saúde do Estado, em 68 municípios nos quais foram instituídas unidades-laboratórios.

A superintendente e equipe conheceram a Academia da Saúde de Trindade – unidade onde são realizados atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional –  e visitaram quatro pacientes inscritos no programa Melhor em Casa. Uma das pessoas que recebeu a visita da equipe foi Heloísa Barbosa dos Santos, de 20 anos, residente no Setor Vida Nova. Ela sofreu um acidente de bicicleta e, em função disso, teve um grave comprometimento neurológico. Não falava, não andava e chegou a ser desenganada pelos médicos. A partir do atendimento domiciliar especializado, a jovem foi melhorando gradativamente. Atualmente, ela pronuncia algumas palavras, reconhece os profissionais pelo nome e alimenta-se pela via oral.

Os profissionais também tiveram a oportunidade de checar, in loco, a melhoria na qualidade de vida do paciente José Ferreira de Torres, portador de esclerose múltipla. Quando ele passou a ser atendido pela equipe, tinha uma lesão grave. Com a realização de curativos frequentes, o problema foi melhorando diariamente. “Apesar de a doença ser degenerativa, procuramos proporcionar a estas pessoas um atendimento humanizado, paliativo, que lhes garantam uma melhoria em suas condições de vida”, enfatiza Amanda Azevedo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo