Huana comemora 15 anos no dia nacional da saúde 

Unidade do Governo de Goiás em Anápolis soma mais de 6,5 milhões de atendimentos, com excelência, humanização e responsabilidade social

Comemoração dos 15 anos é realizada ao nascer do sol, no heliponto do Huana

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, o Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), unidade do Governo de Goiás, completou 15 anos, com uma celebração especial. A direção e as lideranças da unidade se reuniram no heliponto para um momento de adoração e culto a Deus, conduzido pelo capelão Nilson Carlos Teixeira. Ao som de dois violões, um grupo musical formado por colaboradores entoou cânticos durante o nascer do sol.

No mesmo dia em que é celebrado o Dia Nacional da Saúde, a data marca um momento particular na história do Huana, pois ocorre também em meio à pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, seguindo todas as regras de distanciamento social, os colaboradores se confraternizaram, relembraram histórias marcantes e puderam refletir sobre a trajetória da unidade, até os dias de hoje.

Para João Pedro dos Santos Pereira, diretor executivo da Fundação Universitária Evangélica (Funev)/Huana, é tempo de agradecer pelas conquistas e preparar o hospital para os próximos desafios. “Deus nos conduziu até aqui e nos dá forças para continuarmos realizando o nosso trabalho e atendendo a população de forma digna e com excelência. Expresso minha gratidão a cada pessoa que, de certa forma, faz parte dessa história”, destaca.

Referência
Inaugurado em agosto de 2005, o Huana tornou-se referência em assistência médica e hospitalar de emergência e urgência. Durante esse período, com excelência, humanização e responsabilidade social, realizou mais de 6,5 milhões de atendimentos. Para tanto, dispõe de pronto-socorro, centro cirúrgico, leitos de enfermaria e de TI, Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (Sadts) e para atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de cirurgia geral, traumato-ortopedia, radiologia, neurocirurgia, clínica médica, bucomaxilo, vascular e anestesiologia. 

O gerente administrativo Renato Pereira de Souza relembrou o processo que levou à criação do Huana e que permitiu a continuidade dos trabalhos da unidade. “Estarmos aqui tem um propósito. O hospital de urgências foi inaugurado há 15 anos, fruto do sonho do Dr. Henrique Santillo de contribuir com a saúde pública. Que se tornou o sonho de cada um de nós, e, hoje, temos a oportunidade de continuar ajudando o próximo. Hoje somos todos hospital de urgências”. Ele citou ainda o papel da Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), que geriu a unidade e precedeu a atual gestora, a Funev.

Para Cicílio Alves de Moraes, presidente da Funev, foi uma alegria para a fundação assumir a gestão do Huana. “Para a Funev, servir a população e dar continuidade na gestão do Huana é uma forma de dar resposta à sociedade nas demandas de saúde. Nossa vocação é atender a população de forma eficiente”, definiu.

Hariane Rodrigues (texto) e Felipe Homsi (texto e fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo