Heja prepara equipe para atuar na UTI dedicada aos pacientes com Covid-19

Capacitação envolve 40 profissionais, entre maqueiros técnicos de enfermagem e enfermeiros da unidade do Governo de Goiás em Jaraguá

Profissionais do Heja durante treinamento na ala de UTIs destinada a pacientes com Covid-19

O Hospital Estadual De Jaraguá Sandino de Amorim (Heja) realizou, ao longo da semana passada, extensa agenda de treinamentos voltada para a equipe assistencial que vai atuar nos dez leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recém-criados pelo Governo de Goiás. O primeiro deles ocorreu na quarta-feira, 29, e envolveu os técnicos em enfermagem, enfermeiros e maqueiros. No final, mais de 40 profissionais estão sendo capacitados. 

O treinamento tem como objetivo orientar os profissionais sobre o manuseio do ventilador mecânico e protocolos clínicos de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19, conforme as orientações do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Eduardo Henrique, fisioterapeuta do Heja, destacou a importância da capacitação. “Acredito que a troca de conhecimentos entre colaboradores é de suma importante para o alinhamento dos serviços”, comentou. Neste primeiro momento, os dez leitos de UTI serão destinados a pacientes com Covid-19. Mas, passada a pandemia, permanecem na unidade para atenderem toda a população da cidade e de outros municípios da região, como Mirilândia, Artulândia, Alvelândia, Santa Bárbara, Chapeulândia, Palestina e São Geraldo.

A enfermeira Gabriela Monteiro, destacou que o treinamento contribui para ampliar a segurança no atendimento dos pacientes com a Covid-19. “O conhecimento científico, alinhado com a prática, nos capacita para lidar com situações que demandam mais expertise e cuidado. Qualquer falta de atenção pode comprometer a segurança de todos os envolvidos do processo”, entende.

 

Lucas Mendes (texto e foto)/IBGH
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo