Crer retorna avaliação aos setores assistenciais

Núcleo de Segurança do Paciente da unidade do Governo de Goiás dá ciência aos profissionais das avaliações das ações e serviços deles

Equipe do Nusp percorre as unidades assistenciais e de apoio na unidade do Governo de Goiás

Em reconhecimento à cultura de segurança, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, realiza ações comprometidas com o processo formativo dos profissionais e aprimoramento dos processos na instituição. A iniciativa de estabelecer um calendário para o feedback sobre as Fichas de Contribuição de Melhorias (FCMs) tem por objetivo provocar a reflexão e o planejamento de ações baseando-se no rigor da pesquisa e análise de dados.
 
Nesse sentido, o Núcleo de Segurança do Paciente (Nusp) percorrerá as unidades assistenciais e de apoio, com a compilação dos dados sobre os incidentes notificados pelos setores e aos setores, ou seja, os profissionais ficam cientes da avaliação dos colegas e dos serviços adjacentes às suas áreas de atuação imediata. Essa é uma oportunidade de oferecer uma visão sistematizada das práticas empreendidas e sobre as áreas mais sensíveis, que necessitam de melhorias.
 
De acordo com a presidente do Nusp, Maiana de Sousa, a estratégia do feedback nos setores notificantes será uma ação constante. “Essa ação será realizada trimestralmente, e em cada setor será discutido o incidente mais prevalente para que, com a participação da equipe, seja realizada a análise de causa raiz e elaborado um plano de ação com o objetivo de reduzir ou evitar ocorrências semelhantes.”
 
Cultura da segurança
Maiana ainda ressalta o aspecto formativo em prol da cultura de segurança que a ação proporciona, porque, como defende, “visa estimular os profissionais a notificarem cada vez mais, pois ao receber o feedback das notificações, os profissionais entendem que o propósito é identificar as fragilidades dos nossos processos e implementar mudanças para aumentar a qualidade do cuidado, transformando as falhas em aprendizado”.
 
A enfermeira Gláucia Portes, que participou do feedback no Posto de Internação 3, reforça o ineditismo da ação: “Essa é a primeira vez que eu vejo esse trabalho das Fichas de Contribuição de Melhoria. Eu acho super importante.” A técnica em enfermagem, Cleonice Francisca dos Reis, diz que “é bom esse retorno das colegas, delas virem passar nos postos de internação de vez em quando para termos noção de como está o trabalho, de como podemos melhorar a nossa assistência.”
 
A supervisora do Paciente Internado, Fábia Eliane Sousa, confirma o posicionamento das colegas: “A análise das notificações de eventos adversos guiada por instrumento, realizada in loco, juntamente com toda a equipe, proporciona o envolvimento de todos na tomada de decisão e momentos de reflexão para mudança de conduta, pois despertou uma visão de maior seriedade das ocorrências. Além de permitir aproximação da equipe com a supervisão”, pondera.
 

Rafaela Bernardes (texto e fotos)/Agir

 

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