‘Arraiá’ solidário virtual emociona pacientes no Hugol

_Em formato virtual, este ano, Arraiá Unidos do Hugol combina diversão e solidariedade, para colaboradores, pacientes e familiares, na unidade do Governo de Goiás

Para pacientes e seus familiares, audiovisual é exibido nos quartos, respeitando-se o distanciamento

Se o ‘arraiá’ é música, diversão e motivação, tudo isso pode ser mantido com estratégias virtuais. Dando início às atividades em comemoração ao seu aniversário, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, realizou na quinta-feira, 2, a 5ª edição do Arraiá Unidos do Hugol.

O evento, que neste ano foi transformado em virtual, combinou diversão e solidariedade para colaboradores, pacientes e familiares, que puderam assistir a uma apresentação musical e serem sensibilizados para a doação de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão do hospital, que contou com lanche especial para os doadores.

Luciano de Carvalho, filho do paciente João Ribeiro, participou do evento ao lado de seu pai na internação e ficou entusiasmado com a apresentação temática: “Achei essa ação maravilhosa. É uma forma de distração tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes. Quando estamos dentro de um ambiente hospitalar, ficamos um pouco alheios ao que acontece no mundo exterior, e essa é uma excelente forma de integração. Parabéns a toda equipe do hospital pelo trabalho realizado.”

Para os colaboradores, o ‘arraiá’ solidário foi transmitido ao vivo, pelo YouTube; para os pacientes e seus familiares, as equipes multiprofissional e da Comissão de Humanização do Hugol passaram de quarto em quarto exibindo o audiovisual e interagindo com os usuários, respeitando, assim, as normas de segurança e evitando aglomerações.

“Essa ação vem para minimizar os aspectos desfavoráveis da internação, como o isolamento das atividades cotidianas com as quais o paciente estava acostumado, e agora de forma mais intensa, devido à pandemia, trazendo um momento festivo para o meio hospitalar, o que cria uma atmosfera mais amena e propícia para a recuperação do paciente”, relatou a fisioterapeuta Marciclene Mesquita, da Comissão de Humanização e uma das organizadoras do evento.

Doe sangue
O Banco de Sangue do Hugol necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques. Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão está realizando o agendamento prévio, para evitar aglomerações e tornar mais rápida a doação, por meio dos telefones (62) 3270-6661 e (62) 3270-6662.

São requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Acima de 60 anos, a orientação é evitar a doação durante este período de pandemia. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador, e quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue neste momento.

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 60 doadores por dia e possui um horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e no sábado, das 07h às 12h, exceto em dias de feriados.

 

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo