NOTA DE APOIO – Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Goiás

O Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás de Goiás vem a público manifestar total apoio aos pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) que colaboram, no Estado, com as estratégias para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-2019). 

O grupo foi criado por meio da Portaria 416/2020, em 18 de fevereiro de 2020, e desde o início da pandemia, na China, reúne, semanalmente, equipe multiprofissional, com finalidade de discutir, definir e monitorar ações da Rede de Atenção à Saúde (assistência, vigilância e regulação)  relacionadas ao coronavírus. 

Fazem parte do COE-GO instituições dos governos municipal, estadual e federal, conselhos de saúde, representantes de classe, entre outros, todos unidos em um único esforço e propósito de utilizar seus recursos e expertises para minimizar o impacto da pandemia na saúde da população goiana.

Nesse aspecto, ressalta-se a participação primordial dos pesquisadores da UFG, ao contribuírem com informações e projeções que subsidiam o COE-GO em deliberações posteriormente repassadas ao governo estadual e administrações municipais, a fim de que esses possam ter subsídios científicos para a tomada de decisões. 

Esses estudos e projeções são elaborados por um grupo de pesquisadores formado por profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, e apresentados, discutidos e apoiados pelo COE-GO. 

Dessa forma, o COE-GO repudia qualquer manifestação de desrespeito e agressão a esses integrantes, pessoas que, voluntariamente, dedicaram seus esforços para desenvolver um trabalho sério e técnico, cujo resultado tem sido evitar a morte de milhares de pessoas em Goiás. O COE-GO ainda informa que todas as providências estão sendo tomadas para inibir e punir os culpados por esse tipo de manifestação que em nada contribui para a sociedade. 

Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo