Pacientes da UTI do Hospital Materno-Infantil recebem visita virtual

Com tecnologia e tratamento humanizado, unidade do Governo de Goiás propicia o vínculo afetivo durante o período da pandemia

Chamadas de vídeo ocorrem duas vezes na semana, para pacientes acordados e conscientes

 
Sempre voltado para o tratamento humanizado, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), unidade do Governo de Goiás, adotou a visita virtual aos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da unidade. Com as visitas presenciais suspensas desde o dia 23 de março, como parte do protocolo de segurança e prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), a nova ferramenta é fundamental. Além de proporcionar a segurança tanto dos pacientes como de seus parentes, garante o elo entre as duas partes.
 
Frente ao contexto emocional e social do paciente diante da pandemia e precaução imposta, o setor de Psicologia, por meio de seus profissionais que acompanham de perto os pacientes, criou formas de aproximação do paciente com sua rede de suporte social. Entre elas, a chamada de vídeo, garantindo a visita virtual aos pacientes.
 
Segundo a coordenadora do setor de Psicologia, Flávia Zenha, por meio das chamadas de vídeo, o paciente sente que não foi abandonado. “Os pacientes recebem o carinho e apoio de seus familiares e, com isso, mantém o vínculo afetivo, o que resulta numa melhora em seu quadro emocional e, consequentemente, no estado físico”, afirma a psicóloga.
 
Horário da visita

As chamadas de vídeo são realizadas duas vezes na semana para os pacientes acordados e conscientes. A psicóloga liga antes para a família, para explicar o propósito da nova forma de contato, dar notícia do paciente internado, sondar o que será conversado e agendar o horário da visita virtual. No horário marcado, o profissional liga novamente e acompanha todo o processo. “Além da chamada de vídeo, os familiares recebem, diariamente, das 14h às 15h, o boletim médico com a situação clínica dos pacientes.
 
Para a diretora técnica do HMI, Sara Barbosa, é hora de se reinventar e redobrar os cuidados com os pacientes. “Diante da impossibilidade de receberem visitas nos leitos, estamos usando a tecnologia ao nosso favor, para garantir a humanização do cuidado ao nosso paciente. Com esse contato virtual, estreitamos os vínculos e favorecemos o bem-estar dos internos, nesse momento tão difícil que estamos vivendo”, salientou a diretora.

 

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

 

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