Estado se prepara para receber Hospital de Campanha de Águas Lindas

Governo de Goiás e Ministério da Saúde avançaram sobre termo que define atribuições de cada ente. Documento passará por avaliação jurídica da União

Na tarde desta sexta-feira, 15, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, representou o governador Ronaldo Caiado em reunião com o Ministério da Saúde (MS), em Brasília. O Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás foi a pauta do encontro de Alexandrino com o secretário-executivo do MS, general Eduardo Pazuello, e de seu secretário-executivo adjunto, o coronel do Exército Antônio Élcio Franco Filho. A previsão é que Goiás receba administrativamente a unidade na próxima quarta-feira, 20. Após essa etapa, outros trâmites precisam ser finalizados no Estado para que o local entre em operação.

Durante a reunião foram ajustados os termos e definidas as atribuições de cada ente para cessão do Hospital. A União será responsável pela estruturação da unidade, como redes de gases e os gases, como oxigênio, por exemplo; geradores elétricos; camas; aluguel da estrutura física e manutenção por um período de quatro meses.

Já o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), será responsável por operacionalizar a unidade hospitalar, fazendo a gestão e ofertando insumos e equipamentos, além da prestação de serviços necessários para o funcionamento do hospital.

Os termos ficaram ajustados e agora o documento passará por avaliação jurídica da União, com previsão para que a unidade seja repassada para a o Governo estadual na próxima quarta-feira, 20. "A partir daí, a SES-GO poderá dar prosseguimento às contratações necessárias para que o hospital dê início às suas atividades", disse Ismael Alexandrino. Sobre a mudança de chefia no Ministério da Saúde e o impacto na entrega do Hospital, Alexandrino afirmou não acreditar que a situação afete os trâmites debatidos no encontro. "Apesar da troca do ministro, acredito que não ocorra grandes atrasos em relação a entrega administrativa da unidade", finalizou.

Fotos: Comunicação Setorial/SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo