Telemedicina do HGG realiza quase 1,8 mil atendimentos

Unidade do Governo de Goiás garante assistência a portadores de doenças crônicas e de programas específicos durante a pandemia

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG está trabalhando, desde março, por meio da telemedicina para atender os pacientes com consultas marcadas na instituição. A medida foi adotada após a suspensão das consultas presenciais, por orientação do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Saúde como medida de cautela em relação à prevenção contra o coronavírus, visando à segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores.
 
Nos meses de março e abril foram realizados 1.779 atendimentos no HGG por meio da nova modalidade, respaldada do Ministério da Saúde. O atendimento é garantido a portadores de doenças crônicas, que necessitem de receitas, laudos e outras indicações, permitido que eles tenham acesso às orientações médicas.
 
As especialidades que estão funcionando nessa modalidade são: clínica médica, neurologia, nefrologia, pneumologia, reumatologia, gastroenterologia (transplante de fígado), nefrologia (transplante renal) e endocrinologia (atendimento ao paciente diabético). 

Programas específicos, como o Transexualizador (TX) e o Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (Nois), também estão nessa modalidade e mantêm atendimento aos pacientes já em acompanhamento.

Profissionais do HGG são responsáveis por 1.779 teleatendimentos em março e abril deste ano

Medicamentos e exames
De acordo com o diretor técnico do HGG, Durval Pedroso, o teleatendimento é uma forma de garantir a assistência aos pacientes, principalmente os portadores de doenças crônicas. "Esse acompanhamento é importante para que possamos monitorar o uso de medicamentos e exames, além de interferências que podem acontecer no tratamento dessas pessoas frente ao uso dessas medicações", ressalta o médico.
 
Durval enfatiza que no mês de abril, apesar dos feriados prolongados, os pacientes do HGG não ficaram sem assistência. "Os profissionais do hospital conseguiram realizar mais de mil atendimentos de forma virtual, por telefone ou pelo WhatsApp", comenta. 

O diretor ainda ressalta que é muito importante que, neste momento, o HGG não deixe desamparada a sua população de pacientes frágeis, idosos e com várias comorbidades. "Essa que é a relevância da manutenção do atendimento por meio da telemedicina", justificou.

 

Flávia Rocha (texto e fotos)/Idtech

 

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