Leonardo Vilela dá boas vindas aos 188 novos médicos residentes e 70 profissionais de Saúde

O Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS) foi palco, hoje, 1º de março, da acolhida dos novos 188 médicos e outros 70 profissionais de saúde de diversas áreas que vão atuar nas unidades de saúde do Estado para receberem títulos de especialistas.

O Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS) foi palco, hoje, 1º de março, da acolhida dos novos 188 médicos e outros 70 profissionais de saúde de diversas áreas que vão atuar nas unidades de saúde do Estado para receberem títulos de especialistas. “Desde 2015 mais que dobramos a quantidade de vagas para residência médica em nossos hospitais. Porque esse é o nosso objetivo: investir cada vez mais em ensino e pesquisa em nossas unidades de Saúde, além da qualidade dos serviços médicos que estamos oferecendo aos nossos cidadãos”, disse o secretário.

Nos programas, os residentes têm a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões, valorizando as ações de saúde no SUS. Além disso, a grade curricular também foi construída de forma a promover a integração das equipes multiprofissionais para a prestação da assistência de qualidade aos pacientes, sempre considerando os aspectos científicos, éticos e sociais.

Participaram da cerimônia de acolhimento a superintendente da SEST-SUS, Rafaela Julia Batista Veronezi, a gerente da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Carvalho, a gerente de Administração Setorial e Captação de Recursos, Luciana Amaral, o gerente do Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa e Projetos, Aurélio de Melo Barbosa, a coordenadora da Comissão de Residência em Área Profissional da Saúde (Coremu), Rosana Mendes Reis Barbosa e o coordenador da Assessoria Geral das Comissões de Residências Médicas (Coremes), Belchor Rosa Calaça Júnior.

“Sejam bem-vindos e saibam que hoje: diferentemente do passado, onde os hospitais estavam sucateados, com tomógrafos quebrados, goteiras, pacientes aguardando em corredores, vocês terão oportunidade de atuar em unidades de referência que são os melhores da região centro-norte do Brasil”, salientou Leonardo.

Os programas de residência médica e multiprofissional são oferecidos sob a supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, da SEST-SUS. As especializações médicas são distribuídas em 35 diferentes áreas da medicina e as residências multiprofissionais são voltadas para profissionais de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, visando à capacitação dos profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde em áreas consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde (MS).

ENSINO

As residências constituem como modalidade de ensino de pós-graduação e funcionam em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais de alto grau de qualificação ética e profissional. Estes programas conferem ao profissional o título de especialista.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo