Teleaula aborda cuidados psicológicos durante pandemia da covid-19

Objetivo é qualificar profissionais de saúde para dar apoio psicossocial aos trabalhadores que atuam no atendimento de pacientes contaminados pelo coronavírus

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO), trabalha para dar suporte psicossocial aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença pelo coronavírus 2019 (covid-19). A equipe de Saúde Mental da SES-GO e o Telessaúde Goiás, da Universidade Federal de Goiás (UFG), promovem no dia 9 de abril, às 10h, uma teleaula para abordar a proposta de Primeiros Cuidados Psicológicos, elaborada por entidades de renome internacional. A atividade é gratuita, realizada a distância e aberta a todos os interessados, em especial, às equipes de saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial de Goiás (Raps Goiás).

Para acessar a transmissão ao vivo, o profissional deverá se cadastrar no site do Telessaúde Goiás (https://tele.medicina.ufg.br/Auth/Cadastrar) e acessar a aula no dia e horas marcados. Para quem não puder assistir à transmissão em tempo real, o arquivo ficará disponível para acesso posterior. O objetivo é o de qualificar o maior número possível de equipes da Saúde Mental da Raps Goiás para ofertar apoio psicossocial aos demais profissionais que atuam no cuidado dos casos confirmados e suspeitos da covid-19. 

A superintendente de Saúde Mental da SES-GO, Candice Rezende, explica que "é compromisso de todo trabalhador em saúde, principalmente os da área de saúde mental, atuar no combate e prevenção das crises de ansiedade e angústia vivenciadas pela população e profissionais neste momento de crise". Com a atividade, a equipe de Saúde Mental da Gerência de Integração das Políticas da SES-GO espera atingir profissionais de todo o território goiano.

Programação
O conteúdo da teleaula contemplará a proposta dos Primeiros Cuidados Psicológicos, elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela War Trauma Foundation e pela Visão Global internacional. Para os interessados, o documento pode ser acessado integralmente online. (clique aqui para acessar o link)

O guia, publicado em 2015, "abrange os primeiros cuidados psicológicos, que envolvem assistência humana e de ajuda prática para apoiar indivíduos que sofreram sérias situações de crise, e foi redigido para pessoas que auxiliam indivíduos que viveram situações de extrema angústia". De acordo com o prefácio do documento, ele traz "diretrizes básicas para que as pessoas que prestam assistência respeitem a dignidade, a cultura e as habilidades das pessoas assistidas".

A palestrante da teleaula, Ionara Rabelo, é psicóloga, doutora em psicologia, professora universitária e técnica do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. A profissional também integra a organização Médicos sem Fronteiras com atuação nos Territórios Ocupados da Palestina (2011), Tabatinga—Amazonas (2012), fronteira da Turquia e Síria (2014 e 2015), Libéria (2015), Equador (2016) e Etiópia (2019). 

SERVIÇO:
Teleaula aborda cuidados psicológicos durante a pandemia da Covid-19

Data: Quinta-feira, 9 de abril de 2020
Horário: Às 10h
Como participar: Cadastrar no site do Telessaúde Goiás, em https://tele.medicina.ufg.br/Auth/Cadastrar

Maria Vitória, da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo