Oficina de trabalho orienta técnicos de saúde bucal

Acontece hoje no auditório do Conselho Regional de Odontologia a 7ª Oficina de Trabalho do Grupo Técnico de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Acontece hoje no auditório do Conselho Regional de Odontologia a 7ª Oficina de Trabalho do Grupo Técnico de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O evento dá orientações sobre a avaliação externa do Segundo Ciclo do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ) da atenção em saúde bucal nos centros de especialidades odontológicas (CEOs) para 70 profissionais das 18 Regionais de Saúde de Goiás.

A Oficina conta com a presença da Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Dra. Lívia de Almeida; do professor Marcos Werneck, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); da Dra. Maria de Fátima Nunes, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG); do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO), Dr. Renerson Gomes dos Santos; e do Coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, Hugo Montalvão.

Organziada pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), segundo Hugo Montalvão, esta é uma das quatro oficinas previstas dentro da Programação Anual de Saúde (PAS). “O fortalecimento das ações de saúde bucal é feito por meio de 18 apoiadores regionais, que são técnicos, a maioria dentistas ou profissionais de alguma forma envolvida na saúde bucal. Cada grupo de pessoas destas regionais é uma espécie de extensão do Estado de Goiás nos 246 municípios goianos.”

Grupos de Trabalho fortalecem regionais de saúde

O Coordenador de Saúde Bucal da SES-GO explica que grupos de trabalho como estes fortalecem as Regionais de Saúde: “Nós entendemos que se nós apropriamos e empoderamos esses apoiadores regionais sobre as ações, planejamento e as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, eles vão estar muito mais ativos e mais presentes nos municípios da sua região. Isso implica em uma melhor avaliação, monitoramento das ações, e apoio institucional aos municípios da sua área.

Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade nos Centros de Especialidade Odontológica

O Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade nos Centros de Especialidade Odontológica (PMAQ CEO) funciona para dar mais qualidade aos serviços de média complexidade (tratamento de canal, cirurgias de média complexidade e biópsias, por exemplo). Existem hoje no Estado de Goiás 38 centros de especialidades, dos quais 35 estão aderidos ao PMAQ CEO. Esta adesão acontece a cada 2 (dois) anos e implica em um incentivo financeiro para os municípios que têm o centro de especialidade. ​

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo