Unidade móvel começa a atender doadores do Hemocentro de Goiânia

O ônibus e seis contêineres foram instalados para receber os atendimentos durante o período de reforma da sede da unidade do Governo de Goiás

Para garantir atendimento aos doadores de sangue e pacientes que realizam tratamento no Hemocentro Coordenador Estadual Nion Albernaz (Hemogo), unidade do Governo de Goiás, foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 11, a unidade móvel que receberá essas coletas, durante as obras de reforma e ampliação da sede do banco de sangue. O ônibus ficará estacionado no pátio do prédio na Avenida Anhanguera, em Goiânia.

O chefe da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, esteve presente durante o início dos novos atendimentos que, agora, estão sendo realizados na nova estrutura, no estacionamento do antigo prédio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), ao lado da sede do Hemocentro. A estrutura é composta pela unidade móvel e seis contêineres adaptados para o funcionamento provisório de um consultório médico, um consultório multidisciplinar, duas enfermarias/leitos e uma unidade de coleta e aférese (plaquetas) com três cadeiras.

“Neste momento de reforma e ampliação do Hemocentro, esta unidade móvel e toda a estrutura servirão de contingência, permitindo que os atendimentos continuem sem interrupção. Após a reforma, a unidade móvel se juntará à outra unidade móvel e percorrerá todo o Estado, para a coleta de sangue itinerante”, frisou o secretário. Após a conclusão das obras, a unidade será ampliada em 65%, garantindo ainda mais conforto e facilidade para doadores e pacientes.

Alexandrino ressaltou a importância dessa nova unidade móvel, que estava parada havia alguns anos na garagem do Hemocentro. “Reformar e adequar esse ônibus é uma forma de valorizar os bens públicos e o dinheiro do cidadão. Em vez de adquirir um novo veículo, fizemos a reforma desta unidade, que está em perfeitas condições, gastando 50% menos do que se gastaria com aquisição de uma nova unidade”, disse.

Manutenção dos atendimentos
Para a diretora-técnica do Hemocentro Coordenador, Ana Cristina Novaes, a estrutura montada com os contêineres e a unidade móvel – com quatro cadeiras para coleta – garantirá o atendimento de toda a demanda de doações de sangue recebidas mensalmente pelo Hemocentro. Segundo ela, a capacidade não será prejudicada. 

“Estamos reformando e ampliando a estrutura física da sede do Hemocentro Coordenador, e a estrutura montada para atender de forma provisória conseguirá atender todos os cidadãos que procurarem a unidade para realizar sua doação de sangue, plaquetas e cadastro para doação de médula óssea”, afirmou.

O auxiliar de produção Luiz Fernando Silva, 32 anos, realiza há quatros anos, periodicamente, doação de sangue na unidade, e foi um dos primeiros doadores na nova estrutura montada no local. Segundo ele, as doações começaram ainda no serviço militar e se tornaram um hábito desde então. “É uma maneira que vejo de ajudar ao próximo, e faço sempre que posso”. Ele avalia que a estrutura montada não vai interferir nos doadores que buscarem fazer sua doação. “Não tive dificuldade para realizar minha doação, nada mudou”, relatou.

Já a empregada doméstica Edileusa Oliveira Porto, 36 anos, realiza tratamento para plaquetas no Hemocentro Coordenador desde 1998 e também estava presente durante a apresentação da nova estrutura. Para ela, presenciar essa fase de reforma e ampliação da unidade é motivo de comemoração, pois, quando concluída, dará ainda mais conforto para ela, que realiza consultas mensais na unidade. “Eles tiveram a preocupação de montar essa estrutura provisória para nos atender durante as obras do Hemocentro, isso é muito importante”, agradeceu.

Felipe Cordeiro (texto) e Brito (foto)/Comunicação Setorial 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo