Governo de Goiás debate saúde na Superintendência Regional do Trabalho

Encontro contou com participação da SES em evento alusivo ao Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort 

O Governo de Goiás, representado pelo secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, participou da cerimônia em alusão ao Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), na manhã desta quinta-feira, 5. O evento foi realizado pela Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Com a presença de diversos setores da sociedade civil e governamentais, o evento buscou atualizar os profissionais e gestores sobre as legislações que visam aprimorar os cuidados com a saúde do trabalhador, além de debater sobre as LER e Dort. Segundo levantamento do Ministério da Saúde de 2018, em dez anos, as duas doenças representaram 67.599 casos entre os trabalhadores do País. 

Para o secretário Ismael Alexandrino, investir na prevenção e no aperfeiçoamento dos trabalhadores é fundamental para evitar essas e outras doenças relacionadas ao trabalho. “Esse é um tema atual com doenças da modernidade que impactam diretamente os trabalhadores. Os cuidados com a ergonomia são fundamentais para manter a plena saúde dos trabalhadores”, afirmou.

Reabilitação
Representando o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, o supervisor de Reabilitação Ambulatorial da unidade, João Francisco Martins, avaliou, durante sua participação na mesa de abertura, que cuidar dos trabalhadores é um investimento essencial por parte dos empregadores, garantindo profissionais com saúde e aptos à execução de suas atividades.

O supervisor ressaltou que a unidade hospitalar realiza parcerias para a conscientização dos trabalhadores, executando práticas laborais nos postos de trabalho e ensinando sobre os cuidados com a postura e manutenção correta do corpo. “Alguns cuidados básicos inseridos no dia a dia do trabalho e em casa podem resultar em diminuição de incidentes e afastamentos do trabalho”, alertou.

Felipe Cordeiro (texto) e Sebastião Nogueira (fotos)/Comunicação Setorial 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo