Daniel Vilela entrega R$ 1,9 milhão em equipamentos para Hospital Estadual de Jataí
Entrega foi feita durante cerimônia que nomeou o centro cirúrgico da unidade com o nome do pai do vice-governador, Maguito Vilela
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), entregou 50 novos equipamentos ao Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), totalizando um investimento de R$ 1,9 milhão para a modernização da unidade. A entrega incluiu dois sistemas de videolaparoscopia, quatro bisturis eletrônicos e outros equipamentos fundamentais para os serviços oferecidos pelo hospital.
Também foram incorporados ao HEJ um aparelho de anestesia, um microscópio especular, um facoemulsificador, 20 camas hospitalares e 12 aspiradores cirúrgicos, entre outros itens, que reforçam a estrutura das 116 unidades de internação, incluindo leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e maternidade. O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou da entrega oficial e anunciou a nomeação da sala cirúrgica da unidade como Centro Cirúrgico Maguito Vilela, uma homenagem ao legado de seu pai, que é natural de Jataí e exerceu diversos cargos políticos, entre eles, o de governador de Goiás.
“Nesta entrega, nós reforçamos mais uma vez o compromisso do Governo de Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, com a regionalização da saúde e a modernização da infraestrutura hospitalar”, pontuou o vice-governador.
Estrutura
A unidade, que integra a Macrorregião Sudoeste de Goiás, composta por 28 municípios, é referência em saúde pública e vem consolidando sua atuação desde a estadualização em 2021, com mais de 14 mil cirurgias de urgência e emergência realizadas no período.
Atualmente, o hospital oferece uma gama de serviços, incluindo ambulatório, laboratório de análises clínicas, exames por imagem, centro de testagem e aconselhamento, maternidade, centro cirúrgico e UTI adulto geral. Entre as especialidades de emergência estão cirurgia-geral, cirurgia vascular, ortopedia, pediatria, nefrologia e obstetrícia, enquanto as eletivas incluem oftalmologia, otorrinolaringologia e ginecologia.
Regionalização
Desde a estadualização em 2021, o HEJ é administrado pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG) e vem se consolidando como referência na Macrorregião Sudoeste, que abrange 28 municípios. Nesse período, mais de 14 mil cirurgias de urgência e emergência foram realizadas no centro cirúrgico da unidade. “Gostaria de agradecer ao Governo de Goiás pela confiança depositada na Fundahc/UFG para a gestão deste hospital, que tem desempenhado um papel essencial na saúde pública da região”, disse a diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Sousa.
Thalita Braga (texto) e João Eduardo Ferreira (fotos) /Fundahc-UFG