Curso de Tutores para EAD capacita 56 profissionais do SUS do Estado de Goiás


A Escola de Saúde de Goiás (ESG), por meio da Coordenação de Educação à Distância e da Gerência de Pesquisa e Inovação realiza, até o dia 09 de dezembro deste ano, o Curso de Tutores para EaD (Ensino à Distância). No total, 56 profissionais do SUS do estado de Goiás interessados em atuar como docente tutor de cursos a distância desenvolvidos pela ESG realizam o curso, que teve início no último dia 30 de outubro.

A coordenadora da capacitação, Clébia Borges Sales, destaca as novidades desta edição. “O curso veio substituir a antiga Oficina Técnico-Pedagógica de Tutores para EaD, que possuía carga horária total de 40 horas, sendo 28 horas a distância e 12 horas presenciais. O novo formato possui 60 horas, sendo 44 horas a distância e 16 horas presenciais, além de conteúdos elaborados pela própria escola, por meio de docentes conteudistas selecionados”, explica. Com a expansão dessa modalidade de ensino, a coordenação do curso pretende realizá-lo periodicamente.

Educação a Distância (EaD)

O processo de ensino-aprendizagem dos cursistas do Curso de Tutores para EaD da ESG é composto de 4 módulos sobre os seguintes temas: A Educação Permanente em Saúde sob a Ótica da EaD; As Competências Essenciais do Tutor; A importância do Feedback  na EaD; A Avaliação e o Acompanhamento da Aprendizagem na EaD; A Tutoria em EaD sob a Perspectiva das Metodologias Ativas; e As Ferramentas Pedagógicas do Moodle.

A Educação a Distância (EaD) tem se constituído como uma tendência na capacitação de adultos trabalhadores, especialmente por possibilitar a flexibilidade de tempo e espaço entre docentes e cursistas. Com isso, a EaD configura-se na Escola de Saúde de Goiás (ESG) enquanto modalidade educacional que pode atingir profissionais da saúde de diversas regiões e que necessitam de formação para atender as demandas diárias do trabalho. 

 

Gabriela Dutra, da Escola de Saúde de Goiás

Foto: Karim Alexandre

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo