Novo aparelho permite ao Heja realizar todo tipo de cirurgia ortopédica

Arco cirúrgico vai permitir maior agilidade e segurança nos procedimentos realizados na unidade do Governo de Goiás em Jaraguá 

O centro cirúrgico do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) passa a contar com um moderno equipamento intensificador de imagens (arco cirúrgico), para acompanhar, em tempo real, as cirurgias ortopédicas. Dessa forma, o hospital assume o protagonismo na realização desse tipo de procedimento na Região do Vale do São Patrício.

Segundo o diretor-técnico do Heja, o médico André Franco, são poucos os hospitais em Goiás que contam com o equipamento, devido ao seu alto custo. “O arco cirúrgico permite que a gente realize todos os tipos de cirurgia ortopédica, com a possibilidade de acompanhar o posicionamento dos ossos e dos materiais de fixação das fraturas enquanto a cirurgia é realizada. Isso é um ganho em agilidade e, principalmente, em segurança para o paciente”, afirmou.

O Heja também passou a contar com um especialista em ortopedia prestando atendimento todos os dias da semana. E, com o novo equipamento, a unidade pode agora receber pacientes com todos os tipos de fratura, dentro do escopo do hospital, que é de média complexidade.

Reforma completa
O centro cirúrgico do Heja passou por uma completa reforma desde que o hospital foi estadualizado. Além do arco cirúrgico, a unidade completou a instalação de um moderno sistema de gás canalizado, com terminais de oxigênio, ar comprimido e bomba de vácuo em todas as salas de cirurgias e de recuperação pós anestésica. Esse mesmo sistema de gases foi distribuído a todas as enfermarias, com um tanque de oxigênio de 3 mil litros, suficientes para aproximadamente dois meses de consumo.

Além dos atendimentos em ortopedia, o Hospital também passou a oferecer atendimento em pediatria e obstetrícia diariamente. Exames de ultrassonografia passaram a ser realizados duas vezes por semana, e o laboratório de análises clínicas do hospital, com equipamentos novos e de última geração, oferece exames complementares diariamente.

O Heja também o município de Jaraguá e da população de outros municípios e distritos da região. São 4,5 mil usuários por mês vindos de Mirilândia, Arturlândia, Alvelândia, Santa Bárbara, Chapeulândia, Palestina e São Geraldo.

 

Brenno Sarques (texto e foto)/IBGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo